DIA DE POST DUPLO NO BLOG DO YOITI, FILHO DA PUTA!
Eu tenho que admitir, tenho complexo de vira-lata.
Eu pago muito pau pro Japão, como vocês podem bem perceber na metade dos meus posts antes e depois de ter ido pra lá, mas pago pros States e pra Europa também fodasse admito.
E olhando pras minhas fotos da época do ensino médio, me veio umas fotos das viagens de formatura que fiz, que tinham sido as coisas mais legais que tinha feito até então. Eu não vou mentir, eu realmente amei com todo o meu coração ter ido pra Floripa e Búzios com meus amigos, mesmo não sendo TODOS meus amigos e ter sido meio que forçado a ir em baladas e essas coisas, mas foi bem legal de qualquer jeito e são memórias que vou levar pra sempre na vida.
Mas eu acho a cultura da "graduation trip" nos States muito legal, é uma coisa que só é possível mesmo porque lá é possível tirar carteira de motorista antes dos 18 mas a ideia de pegar um carro e viajar com seus amigos é muito legal. Eu julgo que as viagens de formatura que temos aqui são uma forma de adaptar a cultura americana (e também europeia talvez?) pra cá, com toda a segurança que pais-coruja exigem, mas acho uma coisa meio vazia por mais hedonista que um estudante de TERCEIRÃO URRA URRA HEI! possa ser.
Putz, viagem de formatura no Brasil você é obrigado a ir com pessoal que você odeia da tua escola, além de amigos de fora não poderem ir, concordo completamente que os pacotes são (na maioria) bem vantajosos no ponto de vista financeiro mas toda a liberdade que você perde por ter que acompanhar a caravana toda é bem bosta.
Acho que é uma coisa que veio na cabeça depois de ler o Lost in Sea (do cara que fez Scott Pilgrim) e aposto que é a minoria dos estudantes americanos que sequer fazem uma graduation trip mas acho que uma viagem com os amigos depois de acabados todos os vestibulares deve ser bem maneiro. Nada muito relacionado a álcool mas sair com um carro pra conhecer umas cidades diferentes dentro do estado que seja já seria incrível.
Talvez não seja justo eu falar nessa graduation trip de autoconhecimento agora que tenho 24 anos (que já estou sem saco pra festa), mas eu e meus amigos do colégio já planejávamos uma viagem desde que saímos do ensino médio e a coisa mais próxima que fizemos foi a viagem pra Curitiba ano passado (que não foi viagem pro meu amigo que hospedou a gente, oi Yudi!). A gente até planejou uma ida a Paranapiacaba NO MÊS DE JULHO DESTE ANO, nem precisa dizer que o plano foi por água abaixo né? Ai ai.
Enfim, eu escrevi este capítulo mais porque eu tava relendo os últimos capítulos disponíveis de Blue Period e os protagonistas vão pra Odawara (uma cidade litorânea pequena perto de Yokohama) pra meio que uma jornada de autoconhecimento. Acho que o Japão é legal por isso: na mesma estação que você pega o trem pra escola, é só pegar um trem na outra plataforma que você tá na praia. Esse modelo de graduation trip japonesa também é legal, ainda mais porque lá é tudo interligado e o país é pequeno (ao contrário do Brasil/States onde as linhas ferroviárias são um cu e o país é gigantesco).
A grande ideia que a gente tinha era ir de busão pra qualquer cidade que fosse e andar de Uber por ela, que foi o que fizemos em Curitiba, o problema mesmo seria a hospedagem, um Airbnb seria o ideal.
Enfim, o problema maior não foi nem a falta de carro, porque eu tava com carro por um breve período de tempo, mas o calendário de ninguém batia. Por isso mesmo que no começo desse ano a gente decidiu numa daytrip pra Paranapiacaba ou Campos do Jordão que fosse pra passar frio sem precisar pernoitar, isso até o Corona estragar todo o e qualquer plano que tínhamos.
Graduation trip pra universitários não é tão comum já que no final da graduação você já deveria estar estagiando (deveria) e maioria do pessoal acaba indo em jogos universitários pra caralho, que deve contar como viagem de graduação de alguma coisa pra alguém, nunca fui e não me arrependo tho. Uma boa galera vai pra arubaito meio com o intuito de ser graduation trip, antes de pegar estágio e tudo mais, mas só de precisar ser nissei/sansei pra ir já cagou o esquema pra eu ir com meus amigos.
Neste ponto já temos 24 anos, mais do que uma graduation trip, a gente já tá planejando fazer o famoso bate-e-volta de tiozão, o tempo passou e não me avisaram.
E é isso pessoal, espero que acabe logo essa merda de pandemia pra FINALMENTE eu conseguir viajar com meus amigos.
vlw flw té mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário