quinta-feira, 31 de março de 2016

Vou dar um recado: cabou a porra dessa Poli

Então galera, estou hoje, dia 31 de Março, no penúltimo dia da primeira semana de provas na Poli, e queria muito poder dizer ser este o meu penúltimo dia na Poli.
Que eu estou me fodendo já não deve ser novidade pra nenhum de vocês, mas essa brincadeira de desistir da Poli (e consequentemente de Engenharia) e ir, sei lá, fazer direito ou economia acabou deixando de ser brincadeira.
Eu poderia dar mil e uma desculpas sobre o porquê de querer desistir da Poli, mas tudo ia acabar apontando pra minha preguiça e, quiçá, pra minha burrice também. Posso falar pra vocês que eu não consigo me esforçar num lugar onde você precisa estudar como se faz a prova, e não a matéria, o que faz com que pareça que o cursinho não acabou, e também que o aluno não aprenda nada.
Matérias que os professores passam de maneira tão sistêmica que imagino o quanto eles próprios devem gostar dela, não há o menor esforço de tornar a maioria das matérias empolgante.
Maioria dos professores não buscam que o aluno tenha tesão pelo curso, que ele se interesse por sua área ou qualquer coisa do gênero, e isso invariavelmente vai acabar criando um bando de profissionais medíocres que muito provavelmente acabam em bancos, já que se traumatizam com a engenharia.
As críticas à Poli não são novas, vocês podem procurar no Google o texto "Escola dos Homens Tristes" escrita por Paulo Blikstein, e apesar do texto ser de 1997, ele continua sendo extremamente atual, e obviamente muito melhor escrito do que este post.
Eu sinceramente quero muito sair da Poli, não sei se o curso melhora depois de sair do biênio (algo que parece que vai demorar pra mim) mas se me oferecessem uma vaga na San Fran ou na FEA hoje, eu ia sem pensar duas vezes.
Eu já comuniquei para meus pais que estou decidido em pedir minha conta na Poli, eles ficaram bem decepcionados e tudo mais, mas porra, não teve um dia depois que entrei na Poli que eu me diverti sem a culpa assolando minha consciência "~~Yoiti, para de jogar e estuda pra Pn de Cálculo n!!", minhas férias deviam ter sido pra estudar pras recs, mas enquanto tacava aquele foda-se bonito de se ver, a culpa corroía a porra toda, nesse 1 ano e dois meses tive umas 3 semanas de paz, não tá fechando a conta, essa merda não tá valendo a pena.
Eu estou sim com muita coisa passando pela minha cabeça e não pensei muito sobre o que quero fazer, tem toda a questão familiar de ter que sustentar os pais daqui a alguns anos e todo o dilema de pegar uma carreira estável mas que odeio ou uma instável que eu ache pelo menos tolerável, aliás, nem sei se Direito ou Econo são realmente as coisas que quero, mas sei lá, eu realmente sinto uma falta tremenda de humanas na minha vida e sinto que não vou ter tantas saudades de derivadas e integrais como você pensa.
Até mais.

Um comentário: