quinta-feira, 25 de abril de 2019

Kalk Samen Kuri no Hana

Eu escrevi esse review faz umas semanas no Rate Your Music, queria postar aqui só pra ter um backup:

Finalmente tenho 23 anos, a idade que a Shiina Ringo tinha quando fez este álbum. Apesar disso acho que eu devo nascer novamente como uma mulher japonesa e ter um filho pra entender de verdade esse álbum, eu acho que dá pra ver o brilhantismo da obra mesmo fora dessas circunstâncias mas entendê-la verdadeiramente já é outra história.

E como eu disse já várias vezes: foi esse álbum que me abriu os olhos pra o que é realmente uma obra de arte, jogue fora suas pinturas de Monet, Picasso e Da Vinci, isso aqui é ARTE. A humanidade atingiu seu pico com essa obra, o que veio depois foi um desfiladeiro.

Mas falando sério, o que tem de gente que glorifica esse álbum não tá escrito, eu sou uma dessas pessoas com orgulho mas acho meio triste que pra alguns a música japonesa começa e termina aqui, acho que o cenário musical nipônico é muito grande e variado pra ser resumido neste álbum e que não dá pra viver só com isso, por mais que seja uma obra com um grau de excelência nunca antes visto.

Sinceramente, a Shiina Ringo pode fazer ABSOLUTAMENTE QUALQUER COISA que ainda vou respeitá-la só porque ela fez essa obra prima, sério. As músicas que ela anda lançando estão ruins? Foda-se, ela fez KZK. Ela pode fazer colab com artista de K-Pop, pode começar a cantar enka, pode se declarar supremacista nacionalista japonesa (que eu tenho quase certeza que ela é) que eu nem estarei chocado, esse é o nível de qualidade que essa obra tem.

Eu ouvi esse álbum pela primeira vez faz uns bons 6 anos, acho que estou pronto pra fazer review dele agora.

Não adianta eu botar aqui o contexto histórico do álbum, em suma a Shiina Ringo era a sua típica cantora-compositora talentosa no cenário mainstream do Japão que decidiu jogar tudo pros ares e fez então um álbum totalmente complexo e, para muitos, inacessível e bem experimental quando ela teve oportunidade de expandir a carreira pra fora do Japão se tivesse lançado mais um álbum mainstream. Isso importa? Não.

Também tem o fato da Shiina Ringo ter nascido com um problema no esôfago e isso fez com que ela, devido às cirurgias, tivesse o ombro direito torto e uma marca nas costas que deixavam o corpo dela um pouco assimétrico, fazendo com que ela tenha meio que uma obsessão por simetria, por isso ela fez com que todo álbum a partir do segundo tivesse uma tracklist simétrica (no número de caracteres). Isso importa? Um pouco, mas não o bastante para afetar a sua experiência com este álbum.

Ah sim, a Shiina Ringo toca neste álbum uns 20 instrumentos! É, mas a maioria é na faixa 7 onde ela literalmente toca tipo as mesmas 6 notas nesses instrumentos em cada verso. Isso importa? Não.

Os kanjis usados no livreto do CD são tão antigos e formais que nem japoneses entendem! Isso importa? Nem um pouco.

O álbum tem exatamente 44 minutos e 44 segundos de duração, 4 é o número que representa a morte no Japão e a última faixa se chama "Procissão Fúnebre". Isso importa? Não.

Quando se fala do Kalk Samen Kuri no Hana é bem fácil cair nas armadilhas que este álbum apresenta, mas jamais se esqueça que a única forma verdadeira de experimentar essa obra de arte é pegar o CD e ouvir de começo a fim, preferencialmente com headphones e num volume razoavelmente alto. A versão que tá no iTunes e no Spotify é estendida, o que geralmente é bom mas no caso desse álbum acaba estragando as pontes entre as faixas.

Ouvir Kalk Samen Kuri no Hana é que nem ler Ulysses, a primeira experiência tem que ser no escuro, sem notas de rodapé, sem explicações prévias ou spoilers. A sua experiência seria melhor se tivesse conhecido as obras anteriores do autor? Sim, mas não o bastante pra melhorar ou piorar o primeiro contato com a obra de maneira significante.

Dá pra aproveitar o álbum sem saber japonês? Dá.
Vou gostar do álbum na primeira ouvida? Depende muito, eu demorei um tempinho pra engolir mas no momento que caiu a ficha eu tive literalmente um "mindblow".
O álbum não é pretensioso demais? Olha, ninguém faz um álbum conceito de graça, a moça tava realmente querendo fazer uma obra de arte aqui, e na minha humilde opinião deu mais que certo.


É o melhor álbum já feito na história da humanidade e que jamais será superado por qualquer outra obra feita por um ser humano?
Sim.

Um comentário:

  1. Olá! Assim como na "Procissão Fúnebre", essa manhã eu recebi um email estranho, e era seu. Vi seu comentário no meu site sobre a Yoeko, fiquei muito surpreso de estar em português!
    Mais surpreso ainda por mencionar Shiina Ringo no seu perfil.**
    Antes dos 23, eu ficava imaginando que tipo de conquista eu alcançaria até lá. Afinal, a Shiina Ringo fez o KSK aos 23 anos.
    Infelizmente nada aconteceu, e nos 8 aniversários que seguiram desde então era sempre sobre "Nossa, na minha idade a SR já tinha o KSK", "Na minha idade a SR já tinha feito o Kyoiku", "...já tinha feito o Expo 08".
    Enfim, muito obrigado pela visita e comentário!

    **também surpreso por mencionar o Santos. Apesar de detestar futebol, morei durante toda a pandemia com vista pra Vila Belmiro (péssima ideia)

    ResponderExcluir