segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Relato do bagulho pra ir de graça pro Nippon

O consulado do Japão no Brasil todo ano faz uma, uh, "campanha" pra mandar uns jovens nikkeis pro Japão pra eles conhecerem lá e basicamente promoverem o turismo e a cultura japonesa depois que voltarem a terras tupiniquins, como eu passei lá no Consulado pra fazer aquela prova pra estudar no Nippon (que deve ter sido uma das maiores humilhações da minha vida), eu acabei entrando na mailist deles.

Mas o buraco é mais embaixo: pra se candidatar você precisa preencher um formulário onde precisam constar suas redes sociais e a quantidade de amigos/seguidores, além de uma redação sobre o que você esperava da viagem, vocês já imaginam o que fiz nessa redação né?

Eu tava realmente querendo entrar nessa coisa, maluco, a redação era pra ter uma folha A4 e eu basicamente escrevi a história inteira do Japão e cheguei ATÉ O CENÁRIO UNDERGROUND JAPONÊS e como ele é um reflexo da sociedade japonesa como um todo, quando fui ver a redação tava com quase três páginas e eu ainda não tinha explicitado o porquê de eu querer ir nessa viagem. Acabei desistindo, já eram quase 22h do dia do prazo limite e minha redação tava ridícula, na moral que eu merecia um prêmio por chegar dos samurais à Shiina Ringo em duas páginas e meia. Já dizia o sábio: "sempre leve a discussão pra onde você tenha domínio".

Eu não faço ideia do tipo de gente que é selecionado nesse programa. Nikkeis que tenham um contato com o consulado ao mesmo tempo que tenham uma quantidade considerável de seguidores? Não é uma intersecção das maiores eu acho.

Aliás, o Consulado do Japão é bem sem graça, são basicamente uns andares no Top Center na Paulista, mas com as placas em japonês e uma TV passando NHK 24/7 não tem como não achar que você está num pedaço da terra do sol nascente.

Este é um post que tava arquivado faz um tempinho, só dei uns retoques.
flwflw té mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário