segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Outra banda desconhecida que ninguém conhece: CITRUS

Lembram o post que fiz um tempo atrás sobre a "banda mais underground" que ouvia na época, BOaT? Pois é, esse posto acabou de mudar de mãos pra outra banda: Citrus.

Citrus foi uma banda que começou com um indie pop bem padrão (apesar de algumas peculiaridades como o uso de samples de televisão) mas que mudou o som para uma coisa meio Shibuya-kei depois que foram pra lendária Trattoria Records, label do Cornelius, o pai do gênero.

Pra vocês entenderem o nível de underground com o qual estamos trabalhando aqui:
BOaT é uma banda totalmente desconhecida, lançou quatro albuns e alguns clipes mas ficou esquecido nos anais dos registros musicais do underground japonês, na internet é possível achar raras live footages e fotos da banda, além do site oficial deles (mas só usando o Wayback Machine).
Citrus... bem, Citrus marcou a época de transição entre o Shibuya-kei e o Picopop e influenciou alguns grupos que vieram depois como o Plus-Tech Squeeze Box apesar de não serem particularmente classificados como Shibuya-kei. E então chega a parte interessante: é praticamente impossível achar qualquer informação decente sobre a banda, live footage? Nada. Fotos da banda? Existe UMA, que toda e qualquer reportagem que fale sobre eles usa, uma foto totalmente desfocada e inconclusiva. O melhor material que você pode achar sobre a banda é um podcast discutindo o legado do Citrus e uma entrevista dada pelo líder da banda para o Neomarxisme, e pior que é basicamente tudo o que você pode saber sobre eles.




Única foto da banda Citrus disponível na INTERNET INTEIRA

Citrus durou de 1992 até 2000, lançou alguns EPs e em 2009 a Felicity Records fez o favor de soltar a melhor compilação já vista na história da música japonesa. Eles botaram basicamente os últimos EPs inteiros e umas unreleased, além de inexplicavelmente incluírem duas músicas (versões originais, não covers) de bandas extremamente indie da década de 80, pra completar pouco menos de uma hora de música de alta qualidade. Se você juntar todo o material que a banda lançou, não passa muito dos 50 minutos de música deles na compilação, chutando alto dá uns 70 minutos, contando remixes e versões alternativas que só apareceram depois. É muito louco pensar que os caras gravaram menos de 10 minutos por ano pra ser lançado em quase dez anos de carreira.

Citrus foi uma banda relativamente influente mas ao mesmo tempo extremamente desconhecida, eles são tipo o Les Rallizes Denudes do Shibuya-kei, que por incrível que pareça possuem bem mais material sobre na internet, mas acho que é porque a história do Rallizes é bem mais legal e interessante, Citrus tem uma história desconhecida simplesmente por ser normal, a história da banda, não o som.

Enfim, essa é a banda que ouço POR ENQUANTO que está com a coroa de mais desconhecida (apesar de você poder falar que ela está meio que empatada com BOaT), vamos ver até onde vou chegar com essa história.

vlwflw té mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário