O colégio onde estudei por 12 anos da minha vida era católico e tudo mais, e na última semana de Agosto era sempre celebrada a "Semana Santo Agostinho" ou Semana Cultural.
É uma coisa que lembro com muito carinho: quando eu tinha acabado de entrar no colégio, a semana cultural realizava sua última edição no formato antigo: todos os alunos do colégio (de todas as séries e ensinos, de todos os turnos) eram divididos aleatoriamente em quatro equipes: Ontem, Hoje, Amanhã e Sempre, e depois de uma semana cheia de gincanas, atividades e outro eventos, a equipe que ganhasse ia pra chácara do colégio de graça (ou algo assim, isso foi há uns 18 anos).
As atividades iam de cabo de guerra a gameshows no teatro do nosso colégio, como eu era aluno do Jardim III, não deu pra ter uma dimensão muito grande do evento como um todo, mas lembro de voltar pra casa e falar pra minha mãe de como tinha sido os eventos, lembro bem que minha irmã estava em outra equipe e que eu estava na equipe "Amanhã".
Depois desse ano, 2002 no caso, a semana cultural ficou mais normal: tinham lá suas celebrações em homenagem ao santo que dava nome ao nosso colégio, vulgo Santo Agostinho, e umas gincanas, eventos e tudo mais, mas não tinha aquele clima de SPORTS FESTIVAL de um anime como antes, o que foi uma pena.
Com o passar dos anos os eventos foram minguando e minguando até que nos meus últimos anos de ensino médio, a Semana Santo Agostinho foi extinta e os eventos foram espalhados pelo ano inteiro, o que tirou totalmente a graça deles. Parece que a justificativa era que tinha uma boa galera que matava aula durante essa semana, o que eu não acho que era verdade, pelo menos eu lembro bem que quase ninguém da minha turma faltava durante essa semana e era uma coisa que eu até aguardava todo ano pra ver como ia ser.
Eu até entendo agora que se na faculdade rolasse isso eu certamente ia matar as "aulas", já que poderia estar estudando, trabalhando ou simplesmente fazendo algo melhor com meu tempo, mas pra garotada de ensino fundamental não tem nada que eles podiam estar fazendo nesse tempo e pro pessoal do ensino médio (ainda mais do TERCEIRÃO! URRA URRA HEI!) a semana pode ser uma boa pausa pra não despirocar.
Sei que sou meio suspeito pra falar disso, já que eu conseguia ter menos vida social no ensino médio do que hoje... durante a pandemia, mas puta merda, gincanas são legais pra caralho. O último resquício de gincana que sobrou no meu colégio foram as MARATONAS INTELECTUAIS que eram quizzes entre umas 6 salas, que eram sempre no palco do imponente teatro do nosso colégio, com perguntas nas categorias (se me lembro corretamente): Conhecimentos gerais, filmes, música e acho que tinha mais uma mas não me lembro [PESSOAL QUE FEZ ENSINO MÉDIO COMIGO POR FAVOR COMENTAR ABAIXO SE LEMBRAREM] onde cada sala mandava dois representantes por categoria, e por mais triste que seja eu preciso admitir que minha sala NUNCA ganhou essa merda, eu acho que inventaram isso lá pelo meu sétimo ou oitavo ano? Então conta aí umas 4 ou 5 edições disso que participei mesmo, me mandaram subir no palco representando a sala, e nunca ganhei, NUNCA! Gianluigi Buffon e Zlatan Ibrahimovic eu entendo vocês.
Enfim, não quero lembrar muito disso aí já que não valia absolutamente nada, não tinha prêmio nem merda nenhuma, mas foi uma puta humilhação ter perdido no TERCEIRÃO contra a molecada do segundo, isso tudo porque um mano da minha sala esqueceu de botar o artigo A em A PEQUENA SEREIA (sim, eu sempre vou lembrar disso). E a sala inteira voltou cabisbaixa da maratona. Em nossa defesa a gente ganhou as viagens de formatura NA FAIXA depois de participar d'O Último Passageiro (que era apresentado pelo nosso atual secretário nacional da cultura) numa gincana televisionada em rede nacional contra dois outros colégios com mensalidades maiores que o do nosso. CHUPA TERCEIRÃO QUE VEIO DEPOIS DA GENTE! O PROGRAMA FOI CANCELADO DUAS SEMANAS DEPOIS QUE A GENTE FOI E VOCÊS NÃO GANHARAM VIAGEM DE GRAÇA! HAHAHAHAHA!
Pois bem, acho que tudo isso explica muito bem porque gosto bastante do Integrapoli, é praticamente uma gincana que não considera o bom senso e dura uma semana SEM PAUSAS. Eu nunca participei ativamente do Integra mas foi uma coisa que sempre me proporcionou umas risadas e prefiro mais que ele exista do que o caso contrário, a Poli merece ter uma semana em que as pessoas possam rir de outras coisas que não as notas das provas de numérico.
Eu não sei se é efeito da quarentena mas eu amaria estar puxando um cabo de guerra ou respondendo pergunta de borda geográfica ou memorizando onde a luzinha acende pra eu pisar ou qualquer coisa do gênero, gincanas são legais.
Por hoje é só galera, valeu, falou, até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário