sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Eu te juro que Cooking Mama me ensinou a cozinhar

Um dia desses eu acordei e falei: "Vou aprender a cozinhar".

Na moral, eu não quero sair dessa quarentena do mesmo jeito que entrei nela (a não ser que mesmo jeito seja VIVO, eu ainda pretendo sair vivo dessa quarentena), então eu estou aproveitando que a USP tá pagando os certificados do Coursera e estou fazendo uma dezena de cursos que podem acrescentar ao meu currículo ou que pareciam interessantes, já fiz cursos de Excel, de Psicologia e de Teoria dos Jogos e estou fazendo um sobre Budismo (sim), Mercado Financeiro e NEGOCIAÇÕES (vai que isso é útil).

Mas um dia desses resolvi começar a cozinhar, minha mãe tava meio de saco cheio e sem ideias e eu que tava mais ou menos em cargo de fazer as compras pra casa, então resolvi primeiro fazer uns pratos que eu sentia saudade de comer no Japão.

Tem um site bem bom chamado Just One Cookbook onde uma chef japonesa que mora em San Francisco bota umas receitas de comida japonesa casual, eu amo esse site, tem desde coisa simples tipo o saudoso Egg Salad Sandwich que tinha em toda konbini, a minha comfort food favorita Napolitan e até o meu donut favorito do Mr. Donut que eu amava. Eu só testei as receitas pra main dishes e uma pra espinafre japonês, mas todas saíram bem boas. 

Na moral que o bom de culinária japonesa casual é que se você tiver miso, shoyu, mirin, sake e açúcar, já dá pra cozinhar qualquer coisa, então resta você mudar a proteína: porco, frango, peixe ou, bem raramente para dar um ar mais autêntico japonês, carne bovina.

Eu tava querendo cozinhar comida japonesa faz um bom tempo já, eu assisto os vídeos da Okana Nanako já desde antes de ir pro Japão e comecei a ver mais uns três canais de culinária em japonês pra aprender a língua junto com algumas receitas, então tá tudo se encaixando bem agora. Isso tudo e ainda lembro de algumas receitas que aprendi jogando Cooking Mama no DS, melhor jogo.

Enfim, cozinhar no Japão mesmo não vale a pena se você mora sozinho e tem pouco tempo de folga, por isso ninguém no arubaito se dedicava a cozinhar algo com o mínimo de complexidade. Qualquer proteína que seja no Japão é cara demais e nos mercadinhos, depois de certo horário, os bentôs ficavam na metade do preço, lá por volta de 200JPY, então era quase impossível você fazer um prato decente e que valesse o tempo e o dinheiro pra valer mais a pena que comer um bentô ou em algum restaurante barato por perto, se muito você estaria economizando o equivalente a centavos, por uma comida que provavelmente não seria tão boa assim. O máximo que o pessoal cozinhava era no começo quando tínhamos as coisas que trouxemos do Brasil, mas depois deu no saco e as refeições se resumiam a curry pronto ou ramen instantâneo.

Minhas aulas começam semana que vem e não estou muito animado, essas foram as férias mais produtivas que eu tive em um bom tempo ao mesmo tempo que foram as mais deprimentes e acho que isso não é coincidência, eu juro que não lembro bem as férias do começo deste ano mas as minhas últimas férias de Julho foram incríveis, e essas que acabaram de passar também seriam mas, nesse ponto da minha vida, eu já sei que não é sempre que as coisas correm como o esperado, e ninguém esperava pela merda que tá rolando agora.

Pois é, enfim, vou lá ver o jogo entre o Bayern e o Barcelona pra fazer dessa sexta-feira um pouco menos deprimente, o Santos perdeu ontem mas pelo menos o menino Ney ganhou anteontem e hoje eu não torço por ninguém, só quero ver sangue mesmo.

vlw flw té mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário