segunda-feira, 10 de agosto de 2020

CANCELADOH

Por uma ironia muito grande do destino, meu mangá favorito da Jump foi cancelado logo depois que fiz um post citando ele.

Act-Age é meu mangá favorito da Jump, a forma como ele usa todos os clichês e ferramentas do shounen tradicional pra fazer um mangá sobre atuação é simplesmente incrível. O mangá era feito por um roteirista e uma desenhista, desenhista essa que começou o mangá com 18 anos e tinha sido descoberta no pixiv.

Mas é, o roteirista do mangá foi preso por assédio de menores.

A Jump tomou uma atitude rápida dessa vez, talvez por estar mais consciente da imagem que ela projeta pro ocidente, e cancelou imediatamente o Act-Age, sem despedidas ou qualquer chance pra artista improvisar um capítulo final, acabou.

E isso me fez voltar pro questionamento eterno de "Dá pra separar a obra do artista?", na real que algo parecido tinha acontecido anteriormente quando o Watsuki (autor do Rurouni Kenshin) foi preso com pornografia infantil mas depois foi liberado e agora tá fazendo uma espécie de arco extra pro mangá de maior sucesso dele. Rurouni Kenshin foi um dos mangás (e animes) que mais me influenciaram quando eu era mais novo e isso não vai mudar, mas eu certamente não consegui continuar a ler o novo mangá do cara depois que rolou isso aí.

E acho que vai rolar a mesma coisa com Act-Age, eu nunca vou deixar de amar os personagens desse mangá mas vou sempre lembrar das merdas que o autor fez. Na real que eu estou mal pela artista, que nos últimos três anos melhorou absurdamente na arte do mangá e tava apostando todas as fichas no mangá pra deslanchar e virar uma mangaká estabelecida, desejo todo o melhor pra ela.

Acho que de outros artistas (incluindo músicos, escritores e tudo mais) eu não gosto de ninguém que fez uma merda desse tamanho, eu lembro que o baterista do Tokyo Jihen foi preso por agredir um policial (quem nunca), alguns outros músicos aí do Japão foram presos com drogas (o que só é big deal lá) e tenho certeza que uns escritores (que morreram uns 100 anos atrás) que eu gosto eram racistas e machistas pra caralho mas sinceramente, cancelar Aristóteles por ser escravocrata é ignorar o progresso da sociedade.

Eeehh, além disso eu tenho minhas dúvidas quanto à visão política da Shiina Ringo depois que ela foi num evento do LDP (partido de direita do Japão), ela deve ser aut-right pra um caralho mas nada vai mudar o respeito e admiração que tenho a ela.

Mas é um assunto foda de falar porque qualquer opinião que você tiver pode ser atacada, só ver o caso do goleiro Bruno que fez o que fez e vai jogar lá no Acre, depois de ser recusado por dezenas de times. Eu entendo bem os argumentos dos dois lados, tanto do lado da reabilitação quanto da punição mais severa, mas é foda. 

Agora no caso de maluco ser cancelado por ter usado uma expressão racista/machista/LGBT-fóbica num tweet em 2011 é imbecilidade, é não querer admitir que pessoas mudam e que os padrões morais da sociedade sempre foram os mesmos. Eu até deletei uns posts antigos aqui pra prevenir de ser CANCELADOH na hora que, eventualmente, eu for famoso.

Enfim, eu tava escrevendo um post sobre WAIFUS pra queimar meu filme mais do que já está queimado mas decidi escrever este post quando vi que Act-Age foi cancelado pelo motivo que foi, pelo menos esse perigo o Blue Period não passa já que é escrito por uma moça...

vlw flw té mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário