quarta-feira, 20 de maio de 2020

Durabilidade

Eu gosto de coisas que duram bastante.

Eu me apego muito fácil por um bem material, e amo quando eles duram bastante. Há uma beleza intrínseca à durabilidade dos objetos, qualquer coisa que foi fabricada pra durar bastante me deixa bem feliz, quanto mais tempo passo com um objeto, mais me apego.

No caso dos eletrônicos a merda é que eles foram feitos pra durarem x anos até começarem a falhar, aqui as maiores exceções são os headphones.

Headphone com fio de boa qualidade é feito pra durar mais que você, desde que as almofadas sejam trocáveis e o cabo removível, nada impede que você mantenha um bom headphone por uns 15 anos sem qualquer problema maior. Eu tenho ainda meu AKG K99 que comprei em 2011 que só troquei pelo ATH-M50x porque eu tinha a grana e a vontade de ter algo melhor, nada me impede também de manter o K99 no setup, é a mesma coisa que ter dois carros.

Ainda falando de eletrônicos acho que maioria dos consoles também duram bastante, tirando controle sem fio (ainda mais com analógicos) e uns portáteis, o meu PSP ainda é o único console que me deu perda total, enquanto que o DS Lite se mantém firme e forte depois de mais de 10 anos de uso, com bateria sem viciar e tudo mais.

Com roupa em geral parece que também tem essa de obsolescência programada, mas eu tenho um apreço por camisas de futebol porque tirando as estampas em borracha (de patrocinador, número, nome, etc.) elas aguentam bem ao tempo, minhas camisas do Santos que comprei em 2010/2012 ainda estão bem boas.

Eu acabo sempre rasgando calças PORQUE SOU GORDO e uso que nem um retardado mas eu acho bem legal as jeans feitas pra durar, eu tenho uma Levi's que tem um textinho dentro da calça falando como as calças são duráveis e se possível, depois do uso, doar pra outra pessoa... e ela tá rasgando. Putz, eu realmente acho Jeans uma merda no quesito conforto mas a construção de uma boa Jeans é tão fascinante que lembro que fiquei um bom tempo admirando as minhas Levi's quando comprei, aposto que elas eram mais bem feitas antigamente mas eu acho legal toda a engenharia que vai na confecção de roupas, só de ter rebite numa calça eu acho legal demais.

Agora falando de calçados, acho bem legal os sapatos sociais porque dá pra trocar a sola e se bem cuidado um bom sapato pode durar décadas, eu só tenho um mas dá pra ver que ele foi feito pra durar bastante (já que foi bem caro). Tênis em sua concepção não foi feito pra durar, um Vans normal por exemplo foi feito pra furar em seis meses pra dar aquele ar de "cool", mas eu particularmente acho isso uma merda e tenho um Authentic que tá fazendo uns 5 anos que uso quase sempre, mas já deveria ter jogado fora faz tempo.

Não dá pra ver os furos ENORMES na parte de dentro, mas dá pra ter uma ideia.

Eu sou fã do Adidas Superstar até que ele chegou num preço de 400 pila, então me vi forçado a repensar no tênis de couro branco que vou pegar quando ele ficar muito desgastado, um Nike Air Force 1 talvez? Eu fiquei um bom tempo procurando por tênis que durassem por pelo menos uns 3 anos sem se despedaçar mas acho difícil, só descobri até agora que tênis de couro dura bem mais que de lona, BEM MAIS, o conforto é outra história.

Hmmmmm, ainda tenho outras coisas que amo de coração e vão durar por um bom tempo: meu canivete suíço que ganhei quando terminei o ensino médio, as minhas várias lapiseiras que comprei durante esses últimos anos e o meu relógio da Swatch que, apesar de não ser feito pra durar DURAR mesmo como os mais clássicos, tenho fé que vai me acompanhar por um bom tempo... só tenho que comprar mais baterias pra ele. E apesar de ser puro marketing na real, só de ver o MADE IN JAPAN nas minhas lapiseiras ou SWISS MADE no meu relógio e canivete, sinto que o negócio já é indestrutível.

No mais, eu devia ter investido mais em coisas que eu sabia que iam durar mais quando comprei minhas coisas no Japão, tipo uma Jeans de qualidade e um relógio mecânico, acabei comprando uma garrafa térmica e umas roupas que eu sei que não vão durar muito, a térmica é pra vida tho.

O objeto que mais exemplifica meu fascínio por coisas que duram é o canivete suíço mesmo, além dele ser bem útil, a qualidade de construção dele é uma coisa que até hoje me surpreende, o metal é da mais alta qualidade e o plástico é o melhor que se podia ter, e tudo isso custou na época (2013) uns 150 reais, uma verdadeira pechincha pelo que você leva, mesmo com o nome Victorinox pesando no lado da grife. E é isso o que busco nas coisas que compro pra durar: confiabilidade, durabilidade e preço justo, que são coisas que geralmente não andam juntas, ainda mais nos bens de consumo aqui do Brasil.

Acho que tudo isso também tem meio a ver com o porquê de eu ter escolhido fazer engenharia, por mais que navios e canivetes não sejam exatamente similares em quaisquer aspectos que sejam, acho que a busca por confiabilidade e durabilidade dado um orçamento limitado é o que toda engenharia se propõe a fazer.

Enfim, acho que me prolonguei demais mas essa minha quase-obsessão por coisas que duram bastante se reacendeu quando eu tava escrevendo com uma lapiseira que meu pai me deu no ensino médio e que deve ter mais de 30 anos.

vlw flw té mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário