Conversando com meus amigos da época de Ensino Fundamental/Médio eu acabei lembrando de uma coisa que me intrigou do primeiro ano que estive lá no colégio (que foi 2002 se não estou enganado) até a noite passada quando me dei o trabalho de jogar no Google.
Passando as catracas principais do meu antigo colégio, logo na entrada do prédio com as salas de aula, a primeira porta à direita dava numa capela. O que é perfeitamente normal pra um colégio católico, mesmo levando em conta a gigantesca igreja de tijolos laranjinhas que fazia sombra às nossas quadras.
O meu primeiro contato com a capela foi logo no meu primeiro ano lá, no Jardim de Infância III. Pra introduzir conceitos religiosos pros pequenos pimpolhos, o nosso colégio dava seus pulos, na ocasião eles pediram pros alunos levarem brinquedos para serem batizados... batizados?
Eu não estou inventando e, espero eu, que minha memória não esteja me pregando uma peça, mas não teve padre jogando água benta no carrinho que levei e muito menos submergiram o Game Boy do outro moleque no Rio Jordão. Foi mais um passeio pra capela citada, onde nos fora introduzido a importância da oração, a finalidade da capela, etc. No final da atividade tínhamos que desenhar o brinquedo e dar um nome pra ele, eu lembro que levei uma miniatura de Ford Ka, daqueles do tamanho de um mouse, eu sempre gostei de coisas bonitinhas pelo visto.
Ah sim, voltando à capela: além das cadeiras inexplicavelmente desconfortáveis, a iluminação soturna digna hoje de quarto de gamer recluso e o cheiro permanente de pot-pourri com mofo, a coisa que sempre me intrigou era uma caixa de metal preta com uma luz vermelha dentro.
Lembro até hoje nossa professora de Ensino Religioso: "Aquela luz vermelha é DEUS".
Deus? DEUS?!
Eu tinha meus cinco anos de idade, estava desconfortável naquela cadeira horrível que marcava a bunda e segurava um mini Ford Ka nas minhas mãos, eu sequer sabia o conceito de deus mas aquilo me marcou.
E toda vez que a gente voltava na capela eu ficava encarando a caixa preta com luz vermelha, lembro que depois dessa explicação que tive quando tinha cinco anos, nunca mais sequer citavam a maldita luz vermelha, a essa altura eu já achava que a professora que tinha falado que a entidade máxima do universo estava dentro de uma caixa de metal numa capela de um colégio católico no centro de São Paulo... estava totalmente pirada (o que é difícil negar).
Mas ontem quando lembrei dessa caixa preta com luz vermelha eu finalmente me levei a procurar no Google que merda era aquela e realmente, ela simboliza que Deus está em todo lugar e a luz é ininterrupta por isso.
Huh.
Eu já não me surpreendo com nada, ainda mais ligado à religião, mas todo o design daquela caixa preta com a luz vermelha não era nada que remetesse à estética católica, era o cúmulo do utilitarismo. Talvez a caixa abrigasse um no-break pra quando acabasse a luz? Ainda não explica a falta de esforço que botaram pra aquilo ser mais bonito, mas enfim.
Sempre achei muito cyberpunk a ideia de Deus ser uma luz vermelha emitida de uma caixa preta, tem coisa mais distópica que cultuar uma coisa inanimada que nem te dá feedback? Não, pera.
Enfim, a capela acabou sendo substituída pela sala de uma coordenadora quando eu já estava no final do fundamental/início do médio (lá por 2010~). Aquele lugar era um dos muitos espaços que eu achava que eram totalmente desperdiçados no nosso colégio, já que pra celebrações religiosas a igreja sempre estava vazia e pra coisas menos formais eles usavam o salão (saudoso Salão Santa Mônica).
Realmente, depois de conhecer uma galera na USP eu acabo percebendo como tem coisa que era diferente no meu colégio, o pessoal achava que era piada quando eu falava que em todo começo de aula devíamos rezar o Pai Nosso ou a Ave Maria (e por isso sei rezar as orações até hoje), se o deus cristão for o certo eu já tenho meu perdão por isso... espero.
Chego lá nos portões dos Céus e tem um mano barbudo, ele solta essa:
"Você só vai pro Paraíso caso saiba rezar o Pai Nosso, a Ave Maria e cantar Sobakasu com todas as flutuações de voz que a Yuki teve no último show do Judy and Mary em 2003 no Tokyo Dome."
easy
É isso então pessoal, valeu falou, té mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário