Nasci aqui em São Paulo em Fevereiro de 1996, cerca de 10 dias depois foi lançado o single Sobakasu do Judy and Mary, e não fosse o Namonaki Uta do Mr. Children, Sobakasu teria sido o single que mais vendeu no mês que nasci, só que no Japão.
Sobakasu acabou sendo o único single do Judy and Mary que conseguiu ficar no primeiro lugar nas vendas semanais, o que pode não significar muito pro ocidente, mas até hoje a dinâmica do mercado musical lá é baseado nesses rankings, além disso o Power Source , junto com o último álbum Warp (já lançado como sendo o álbum de despedida da banda), foram os únicos que conseguiram ficar no topo dos rankings de venda de álbuns.
O Power Source só viria a ser lançado mais de um ano depois do lançamento do Sobakasu, já em Março de 97, e o single claramente tinha o som mais característico do Miracle Diving (lançado em Dezembro de 1995), mas numa jogada de gênio, a banda acabou botando Sobakasu só no Power Source, então o Miracle Diving vendeu horrores por ter sido lançado no ápice da banda e o Power Source vendeu mais ainda porque tinha a música mais conhecida deles.
Na tour de 1996 Judy and Mary já encheu o Budokan (que é enorme, eu vi), na tour de 1997 a banda encheu o Estádio de Baseball de Yokohama (que é maior que o Budokan, eu vi) e nos shows de encerramento de tour de 1998 e 2001 a banda encheu o Tokyo Dome (que é maior que o Estádio de Yokohama, EU VI).
Judy And Mary acabou no auge musical, mas não comercial. O som deles tava se desenvolvendo em uma coisa mais antenada com as tendências do novo século ao mesmo tempo que dava pra sentir o som característico da banda que moldou o cenário musical japonês dos anos 90. Mesmo assim, Judy and Mary tinha já 9 anos de estrada, os fãs já não eram mais jovens e a banda também não, no começo dos anos 2000 praticamente toda banda com vocal feminino era influenciada por JAM, quando não eram cópias descaradas.
Hoje quando JAM é lembrado, por algum motivo, sempre é relacionado a mulheres de meia idade que lembram dos bons tempos de ensino médio, ou quando tentam evocar o Japão dos anos 90.
Eu escrevi este post mais porque eu estou na vibe Judy and Mary e também que me lembrei de uns momentos da minha viagem ao Japão que lembrei da banda.
Tokyo Dome: local dos shows de 1998 e 2001 do Judy and Mary |
Eu tirei um dia lá na minha última semana pra ver os lugares onde foram os últimos shows de bandas que gosto (depois de uma breve visita à Universidade de Tokyo): Budokan(momoe Yamaguchi, Tokyo Jihen, Chatmonchy e várias outras bandas), Tokyo Dome (Judy and Mary) e Akasaka Blitz (Fishmans). E cara, o Tokyo Dome é absurdamente grande, acho que por nunca ter ido a um estádio realmente grande na minha vida (lembre-se que torço pro Santos), eu fiquei mesmerizado pensando naquele lugar CHEIAÇO pro show do Judy and Mary e só pensei em como foi sortudo o pessoal que conseguiu ver esse show.
Uma coisa que acabei percebendo lá é como Judy and Mary já não era mais a banda do Japão que visitei, o Japão cheio de adrenalina, com o começo da introdução da tecnologia domiciliar, carros esportivos correndo pela rua e as ações na casa do caralho. Toda aquela felicidade na música das bandas dos anos 90 em geral deram lugar pra uma coisa mais sóbria, e de certo modo até melancólica, presente nas músicas que fazem sucesso hoje.
Você pode até me botar o dedo na cara falando que, por exemplo, as músicas dos grupos de idol são majoritariamente felizes, mas acho que as idols se preocupam demais em botar o kawaii acima de tudo, e acabam cagando com qualquer outra coisa. Eu duvido que alguém consiga fazer uma música tipo "Cheese Pizza" ou "Kujira No. 12" em 2019, ainda mais no Japão.
Acho que a música que mais representa o Judy and Mary é Over Drive, que é a música que a banda sempre usava pra terminar os shows, é feliz pra caralho mas tem um backdrop totalmente depressivo, ainda mais se você imagina a Yuki quase chorando antes da última estrofe no último show da banda. E Judy and Mary é isso mesmo, um símbolo do Japão dos anos 90 que estaria bem fora de lugar hoje em dia, tem bandas como o Da Pump que consegue hora ou outra emplacar hits mesmo com músicas totalmente anacrônicas com a atualidade, mas não é a mesma coisa que fazer sucesso sendo o zeitgeist do momento.
Se Judy and Mary estivessem ativos até hoje, fariam um puta sucesso e sepá emplacariam mais uns hits no topo dos mais vendidos (já que a Yuki na carreira solo dela conseguiu fazer isso mais que a banda jamais conseguiu) mas seria uma coisa meio deprimente ver aquela banda que outrora era símbolo da juventude e da falta de noção dos anos 90 estar nos seus 50 anos de idade, é tipo ver um show dos Rolling Stones atualmente, em dias ruins eu escolheria ver uma banda cover.
O Japão que vi não era o mesmo Japão que inspirou as músicas do Judy and Mary e provavelmente verei ainda um outro Japão quando tiver chance de voltar lá (já que aceitei que vai demorar), você não vê a mesma Tokyo duas vezes na sua vida.
É, e apesar de Judy and Mary não ter sido o meu maior motivo de ter ido pro Japão, foi o que me instigou a correr atrás das coisas que me levaram pro Japão. Um dia lembrei de Sobakasu, fui atrás de Judy and Mary pra depois cair num blog de um cara falando da Shiina Ringo e depois de vários desvios de percurso acabei chegando no cenário underground japonês, o resto é história.
Judy and Mary sempre será a banda da minha vida, foi uma coisa que realmente só me trouxe alegrias (já que não presenciei a separação da banda) e me apresentou a uma paixão que carrego até hoje, e que superou tudo o que me interessava até então. Pode ser verdade que nunca vou entender de verdade a banda, já que não vivi os anos 90 no Japão, mas até aí tem muito nego de 20 anos que diz que a banda da vida deles é Beatles, acho que os anos 90 estão mais próximos que os 60.
Also, meu plano é criar um fundo emergencial de uns 20 mil reais pra quando Judy and Mary voltar, assim posso sair voando pro Japão pra ver o show de reunião, por isso peço que esperem mais uns aninhos antes de voltarem, pra eu poder juntar a grana.
Enfim, este post ficou meio sem rumo aí no meio mas como eu tava na vibe Judy and Mary, aqui está o tributo quase anual que faço pra banda em forma de post.
Overdrive. Porque não é só de Sobakasu que vive um fã de Judy and Mary.
Obrigado Yuki. Obrigado Takuya. Obrigado Onda. Obrigado Kohta.
Judy and Mary foi a melhor banda que já surgiu neste planeta, pelo menos pra um jovem brasileirinho que nasceu 10 dias antes do lançamento do maior sucesso de vocês.
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