domingo, 22 de dezembro de 2019

Sdds de pegar um busão

Tem duas coisas randômicas que sempre me fazem lembrar do Japão: ônibus de rodoviária e o frio. Hoje vou falar dos ônibus.

Eu fui e voltei pra Tokyo seis vezes durante minha estadia no Japão, na primeira vez os meus primos foram me buscar em Yamanashi de carro e na última eu fui e voltei de trem expresso pra ver como era, mas nas quatro vezes que fui em Janeiro e Fevereiro, eu optei pela alternativa mais em conta: o ônibus.

O ônibus expresso de Kofu pra Tokyo partia da frente da estação de Kofu, numa espécie de terminal a céu aberto, e deixava os passageiros no terminal rodoviário de Shinjuku, que deve ser a rodoviária mais limpa do planeta.

Trajeto de Kofu pra Tokyo de busão.


O trajeto de Kofu pra Tokyo demorava umas duas horas e uns quebrados, dependia muito do trânsito na Via Expressa Chuo e do clima (no dia que fui quando estava chovendo e nevando, demorou um pouquinho a mais por conta de uns acidentes), normalmente no sentido contrário o tráfego fluía um pouco mais rápido.

E a viagem era uma coisa mágica, quase um ritual. Se na primeira viagem fui com medo, sem saber como me comportar, onde pegar o ônibus e onde eu ia parar em Tokyo, nas viagens de Fevereiro eu já chegava em Kofu com os devidos 40 minutos de antecedência pra poder pegar algo pra comer no Family Mart do lado (uns onigiris ou um bentô pequeno) e um chá pra acompanhar, feito isso eu já ficava dentro do centro de informações pra turistas onde eles vendiam as passagens, já que fora sempre tava um frio de rachar o cu.

Os assentos no ônibus eram um pouco mais estreitos que os usuais do Brasil, a climatização era perfeita pro frio que fazia e a presença de tomadas USB e Wi-Fi dependia da sua sorte, já que quando você comprava a passagem pelos terminais das lojas de conveniência não dava pra saber qual companhia/ônibus que ia operar a viagem.

Eu acho que os ônibus de viação que peguei no Brasil são, em sua maioria, melhores do que do Japão no quesito conforto pelo menos. Pode ser uma imagem meio parcial que tenho já que o único trajeto que peguei não tinha pausas e era de menos de três horas, mas ônibus do mesmo nível (executivo) aqui tinham poltronas mais confortáveis pelo menos, o banheiro em um ônibus que peguei no Japão era coisa de outro mundo (parecia de hotel) mas o dos outros que peguei eram normais, padrão aqui.

Ah sim, tem aqueles hotéis-ônibus no Japão que fazem trajetos mais longos (tipo Tokyo-Kyoto) mas eu não peguei e também nunca peguei um Leito-cama aqui pra fazer uma comparação justa, sempre fui do tipo de pessoa que prefere economizar no transporte.

Por fazer faculdade na cidade onde moro e raramente usar ônibus de viação, a minha relação com ônibus é essa coisa romantizada que você, que pega ônibus pra voltar pra casa depois de um semestre bosta na faculdade, deve achar nojento. Mas ônibus realmente é um meio de transporte maravilhoso, mesmo quando existem alternativas:
  • Carro é apertado de qualquer forma, não tem banheiro e a única forma de esticar as pernas é parando num posto;
  • Avião é um cu pra distâncias curtas já que os aeroportos são sempre no cu das cidades, o processo de embarque e desembarque é demorado e no final acaba que demora tanto quanto busão;
  • Trem expresso é pica demais, mas no caso do Japão é o dobro do preço e pra trajetos com alta demanda, caso você compre o ticket de lugar não marcado, é quase certo que você vai ter que ficar no fim do vagão EM PÉ.
Se você tiver grana no Japão o trem expresso com certeza é o meio mais prático e rápido, o vagão normal chega a ser mais confortável que o ônibus de viação usual, mas a luz não apaga e pra pequenas distâncias é altamente recomendável que você não durma, perder a estação é meio bosta.  Como as rodoviárias geralmente ficam grudadas às estações centrais de trem, a localização não é diferencial entre os dois meios de transporte.

Vista de dentro do busão do Terminal Rodoviário de Shinjuku.


A vista é definitivamente outro ponto pro trem expresso, as vias expressas elevadas no Japão têm um guardrail enorme de alto, então não dá pra ver a cidade muito bem do ônibus ou carro, com o trem expresso já dá pra ter uma visão boa, ainda mais porque o trem passa por várias estações no caminho pro destino final.

Depois que voltei pro Brasil eu só peguei ônibus rodoviário uma vez, pra visitar um amigo em Curitiba em Julho, e com o frio que tava fazendo eu tive uma breve reminiscência das viagens que fazia pra Tokyo, só que numa viagem que durou 3 vezes o que eu lembrava. Mas é, eu me diverti na viagem de ônibus em si mais do que jamais vou confessar, tenho um fascínio em ver a mudança de paisagem pelas janelas de qualquer coisa que seja.

Mas obviamente viajar de ônibus no Japão é diferente do Brasil, os postos no meio da estrada lá são maravilhosos, melhores do que qualquer Graal ou Frango Assado ou Lago Azul que você encontre aqui, as estradas são impecáveis, as rodoviárias são limpas e nada é tão confortável quanto você abrir um bentô e uma garrafa de chá quente no busão quentinho, enquanto lá fora tá nevando e fazendo um frio do caralho.

Acho que o que mais gosto de viajar de ônibus é que, por mais que você vá com seus amigos, a viagem é silenciosa, totalmente individual. Você não conversa com o pessoal durante a viagem, você dorme e no máximo solta uns comentários, mas a viagem é muito mais silenciosa do que seria uma viagem de carro ou até de trem, você tá sozinho de qualquer forma. Leia seu livro, ouça sua música e no intervalo de tempo da viagem você estará isolado com seus pensamentos, tanto que grande parte dos meus posts que escrevi no Japão foram escritos quando eu pegava busão.

Enfim, é isso.
Acho que vou escrever posts sobre Shinjuku e Akiba no futuro próximo, talvez algum post natalino saia ao redor do dia 25.
vlw flw té mais.


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