domingo, 24 de junho de 2018

TOP 6 FILMES DO YOITI

Eu tava na procura de um site que catalogasse todos os filmes que vi e onde eu pudesse dar notas (que são totalmente aleatórias) pra rankear mais ou menos todos eles. Acabei descobrindo que o rateyourmusic também tem um extenso catálogo de filmes e acabou que optei por isso mesmo, senão seria mais um login/senha pra lembrar.

Alías, como vocês vão ver, eu não sou "cinéfilo" ou pseudo intelectual o suficiente pra ficar usando termos técnicos, então não fique puto pela inserção de uns "daora" ou "do caralho" ou ainda "puta que pariu, que filme fodaaaa".

Até agora cataloguei 185 filmes, sendo que a média de nota dada é de 3.05 (de um total de 5) e com desvio padrão de 0.97. Desse todo aí apenas seis filmes ganharam nota máxima, e vou falar deles aqui:

1 - Perfect Blue (1997)

http://images3.static-bluray.com/products/20/7930_4_large.jpg


O que posso falar desse filme? É o melhor filme de anime já feito na história, assim como todo filme do Satoshi Kon, Perfect Blue daria um ótimo filme ocidental, não há a maioria dos clichês dos animês e a direção é simplesmente maravilhosa.O filme se trata de um thriller psicológico muito loco que aborda a transição de uma idol para o mundo do cinema, ela começa a ser stalkeada, tem uns mental breakdowns e como todo filme do Kon há também o ênfase na tênue separação entre real e não-real. Eu sou péssimo pra falar de coisa complicada mas fica a dica, filmão.

2 - Mononoke Hime (1997)

https://s1.thcdn.com/productimg/0/600/600/24/8479224-1309422766-555333.jpg

O melhor filme do Studio Ghibli. Pode enfiar tua nostalgia no cu, Mononoke Hime é melhor que Viagem de Chihiro DE LONGE, quem é Chihiro em terra de San? Eu amo esse filme de maneira que nem dá pra explicar, toda a relação entre humano e natureza aqui é focada de maneira bem mais, uh, natural do que viria a ser nas animações pós-2000, aqui foi o auge do Estúdio Ghibli sinceramente. Outro da Ghibli que merece menção honrosa é Porco Rosso, simplesmente 10/10 também.

3 - Le fabuleux destin d'Amélie Poulain (2001)

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/a/a0/Le_fabuleux_destin_d%27Am%C3%A9lie_Poulain.jpg

Sim, é praticamente o atestado de que sou um puta hipster (vanilla, já que um hipster TRU botaria Godard aqui). É bonitinho, tem tudo o que você deve ter visto naquele vídeo sobre teoria das cores no Youtube e tem também a Audrey Tautou que é uma das minhas atrizes favoritas de todos os tempos. Acho que mais que história, que não é o forte (e nem o enfoque) do filme, a visão romantizada de Montmartre (bairro de Paris) é legal demais :3, óbvio que lá não deve ser assim mas a estética do filme todo é muito legal, TUDO NESSA PORRA É VERMELHO E VERDE... e acho isso 10/10.

4 - Blade Runner 2049 (2017)

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/thumb/a/af/Blade_Runner_2049.png/250px-Blade_Runner_2049.png

Eu tava descrente numa sequência pro Blade Runner, o filme já tava perfeito como era, mas puta que pariu, eu tava errado. Você já deve ter ouvido tudo o que eu poderia falar sobre o filme: longo pra cacete, meio chato, não é uma sequência boa pro primeiro filme, efeitos especiais e fotografia DO CARALHO, etc. Acho que dá pra repetir que A FOTOGRAFIA NESTE FILME É DO CARALHO, vai tomar no cu, esse filme deve ter sido o mais bonito já criado pela humanidade. Vale ressaltar aqui que dá pra ver esse filme tranquilamente sem ter visto o primeiro, tem umas referências aqui e ali mas o plot é autoexplicativo. Com certeza o melhor filme que já tive o prazer de ver nos cinemas.

5 - Lost in Translation (2003)

http://la-screenwriter.com/wp-content/uploads/2012/07/mpw-24563.jpg

É um filme, ambientado em Tokyo, com a Scarlett Johansson e o Bill Murray, com a trilha sonora praticamente toda de shoegaze. Sinceramente, esse podia ser o filme mais bosta da história que eu ainda gostaria e daria 10/10, MAS NÃO É BOSTA, a Sofia Coppola fez aqui uma verdadeira obra de arte ambientando uma história de... quase romance? entre dois personagens ocidentais em Tokyo, usando a própria cidade (e a cultura japonesa) como uma personagem sem apelar pra estereótipos.

6 - The Godfather (1972)

https://cdn-images-1.medium.com/max/580/0*9kZ68wExkrUDFn4U.jpg

Pra quem me conhece essa é a escolha mais óbvia da lista, é meu filme favorito desde meus 12 anos. Sim, é uma visão totalmente romantizada da máfia italiana nos Estados Unidos e sim, teve uma caralhada de livros e filmes que mostravam melhor a realidade do que acontecia no submundo americano mas vai me dizer que você assiste Game of Thrones pelas referências históricas?
Acho que mais do que a máfia, O Poderoso Chefão fala sobre família, não a porra da "tradicional família centrada na figura do casal heterossexual" mas a família de sangue, caralho (que, acreditem, não é sinônimo pra máfia). Acho que aquela fala no trailer pro game Mafia 3 resume bem o conceito de família que a máfia aparentemente promovia: "Família não é com quem você nasce, é por quem você morre", e isso é bem reforçado nos filmes, fosse no assassinato do marido da Connie no primeiro filme e do Freddo no segundo por traição ou a maneira que Michael trata o filho do Sonny no terceiro filme pra sucedê-lo como chefe da família ou ainda a maneira como Michael trata Al Neri quando o conhece no livro, em todos esses acontecimentos o papel da família é ressaltado e também como a família "de sobrenome" nem sempre é família mesmo. Enfim, acho que é um clássico que todos deveriam ver e, pessoalmente, é o melhor filme que já assisti.

Enfim, tá aí meu top 6 best movies ever. A trilogia inteira do Poderoso Chefão vale a pena ser assistida (até o horrendo terceiro filme) e o livro também é muito bom, acho que foi o primeiro filme e primeiro livro decentes que tive na minha vida. Vale notar também que, tirando Poderoso Chefão e Blade Runner 2049, todos os filmes possuem pelo menos uma protagonista feminina, só por curiosidade mesmo.

Acho que por hoje é só, se quiser ver minhas ratings no RYM é só procurar meu username "Tesslakane" lá que você acha.
Ahoy!
vlw flw
té mais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário