Outro dia, depois de horas de exploração, acabei descobrindo mais uma banda nova: BOaT. Apesar de parecer que fui atraído pelo nome completamente navalesco, foi a salada de gêneros diferentes com que eles experimentaram que me atraiu, saindo de um pop-rock bem padrão Judy And Mary, passando por algumas influências de reggae e dub até chegar num negócio meio post-rock.
Devo admitir, tirando talvez Usagi (que é conhecido só por ser precursor do Midori), BOaT talvez seja a banda mais underground que gostei a ponto de ouvir a discografia completa, e vocês nem imaginam a dificuldade que tive em achar tal a discografia. Depois de não obter resultados no TPB e no rutracker, acabei por apelar pro VK (famoso Facebook russo) onde, por incrível que pareça, consegui achar dois álbuns (de um total de quatro lançados pela banda), mas num bitrate horrível, horrível. Acabou que achei a discografia completa da banda num drive que um cara tinha compartilhado numa thread arquivada da board de música do 4chan, onde cheguei por total acidente.
Beleza, BOaT era formada por três mulheres e dois homens, sendo duas vocais femininas (guitarrista e baixista) e um vocal masculino (guitarra solo), a banda acabou durando cinco anos e produziu quatro álbuns, além de diversos splits e compilações. Depois que a banda acabou, os dois guitarristas acabaram indo pra uma banda instrumental "Natsumen" que obteve um sucesso um pouco maior que BOaT, mesmo sendo bem mais experimental por natureza. A joia de tudo isso aí é o último álbum que o BOaT lançou: RORO.
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Quem tá familiarizado já deve ter entendido agora a dificuldade de achar esse álbum, RORO é um tipo de navio que transporta carga sobre rodas (roll-in/roll-out), agora imaginem o que achei procurando "boat roro" no Google. Na verdade a gente até acha umas coisas sobre o álbum (não links de download) mas o pensamento me divertiu.
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RORO é o que considero um álbum quase perfeito, batendo de frente com álbuns bem mais conhecidos do "cânone informal de melhores álbuns do Japão" como o Long Season do Fishmans, Num-Heavymetallic do Number Girl e Three Out Change! do Supercar. RORO é um puta álbum foda, ele compartilha de um tema que sempre esteve presente nos álbuns da banda e também está presente na discografia do Natsumen: o Verão. É legal ver como eles representam o Verão em cada release, seja misturando reggae/dub com um pop-rock ou um surf-rock ou ainda um post-rock que é interessante pra dizer o mínimo, isso já no último álbum deles.
O amor em usar o Verão como tema se estendeu ao Natsumen (Natsu é Verão em japonês) onde o som é um Jazz experimental totalmente instrumental, o que era meio que a tendência natural pro som da banda visto o decrescente uso de vocais nas músicas.
O líder do BOaT/Natsumen acabou sendo uma figura relativamente influente no meio musical japonês, a ponto de ter composto uma música pra Kaela Kimura, que por sua vez é uma das cantoras japonesas mainstream que mais se comunicam com artistas de gêneros diferentes.
Enfim, se você chegou até aqui por que não ouvir o melhor álbum da banda? Aqui está:
Sim, a maneira mais fácil de ouvir este álbum é pelo Youtube (assim como várias outras bandas underground do Japão), como RORO saiu por uma label indie então acho que não tem muito perigo em tirarem o vídeo do ar.
Pois bem, é isso aí, escrevi este post inteiro no Evernote nos trajetos de casa pra USP então sepá tem erro aí, mas to com muita preguiça e muito fodido nas provas pra ficar checando essas coisas.
vlw flw, té mais
PS: o próximo post será sobre cinema.
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