Eu parei de comprar mangás.
Eu compro mangás desde os 5 anos de idade, no caso foi o volume 5 do Shaman King, e desde então eu já comprei mais de 600 volumes de mangás, com preços que variam dos R$2 que paguei por cada volume de Uzumaki no Anime Friends até R$70 que paguei no Omoide Emanon que importei do Japão.
Mas depois de uns mangás que comprei antes de viajar pro Japão, e obviamente os mangás que comprei no Japão, eu parei de comprar mangás.
Eu não sei bem porque mas a ideia de gastar uma grana em mangás que, em sua maioria, eu já tinha lido pela internet, parou de fazer sentido pra mim depois que fui pro Japão. Eu ainda tenho um enorme prazer em pegar um tempinho pra folhear meus mangás favoritos, é uma experiência bem mais legal que simplesmente ir no Mangadex pra procurar por um capítulo que eu goste, mas colecionar mangás é um hobby bem caro.
Por que eu parei de comprar mangás? Eu sinceramente não sei, acho que é um misto de simplesmente NÃO TER MAIS ESPAÇO pra botar mangás no meu quarto, além dos preços terem aumentado absurdamente nos últimos anos e que minha ida pro Japão acabou me dando outro vício: figures (que não vou falar sobre, ainda). Além disso tudo eu meio que parei de comprar livros também depois que comprei o Kindle, não é como se eu tivesse abraçado o Marie Kondo Lifestyle mas carregar o peso dos livros é meio ruim.
Eu nem posso ser muito poético falando que, sei lá, eu comprava mangás pra suprir a vontade que tinha de ir por Japão, porque simplesmente eu só parei de comprar mangás sem pensar muito sobre o assunto. Acho que através dos anos eu consegui acumular uma boa biblioteca de mangás, com muitos dos essenciais pra se ter, e nos últimos anos eu tava comprando mais por obrigação do que por vontade, eu não sei onde eu tava com a cabeça pra comprar a coleção inteira de Ga-Rei e Knights of Sidonia.
Ainda tenho esperanças de trazerem Blue Period pro Brasil, aposto no bom gosto dos editores da Panini (ou da JBC, depois de Punpun não duvido de nada) pra fazerem isso, mas até lá eu não pretendo botar minha mão no bolso pra comprar mangás tão cedo assim.
Um parêntese sobre Blue Period, mangá sobre o qual já escrevi um post que ficou horrível: Este é o meu mangá favorito que está sendo lançado no momento, e deve ser o melhor mangá que tive o prazer de acompanhar, mais até que Historie no auge. Se lançarem esse mangá no Brasil eu facilmente pagaria um preço mais salgado pra ter uma edição mais bonita, com páginas coloridas no começo e tudo mais, só peço que todo mundo leia esse mangá, é uma obra tão sensível e bonita que eu indico pra otakus e quem nunca leu mangá da mesma maneira.
Enfim, é issae.
vlw flw té mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário