terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

GACHA GACHA GACHA

Acho que desde minha juventude, o conceito de comprar um envelope de figurinhas sem saber o que tinha dentro era uma das maiores emoções que eu podia ter.

Eu tava jogando Fire Emblem Heroes esses dias, e depois de um ano e meio jogando eu já posso dizer que condiciono um pouco da minha felicidade diária aos personagens que pego nesse jogo.

Fire Emblem Heroes é um jogo gacha, e o que é um jogo gacha você diz? Jogo gacha é um jogo, na maioria das vezes de celular, que é baseado numa mecânica randômica onde os personagens que você usa no jogo são obtidos através de um sorteio, é mais ou menos o mesmo conceito do FIFA Ultimate Team. O nome gacha em si vem dos gachapons, que são os brinquedos que vêm dentro de cápsulas que você compra com moedas no Japão, pense naquelas máquinas que vendiam os mini-pokémons dentro de bolinhas aqui no Brasil.

O negócio é: você pode pegar uns personagens grátis por semana pagando através de uma moeda do jogo, obtida depois de fazer certas missões, mas caso você queira fazer mais sorteios, você tem que tirar grana do bolso. Eu nunca gastei um centavo em qualquer jogo que fosse (pra celular pelo menos) mas é disso que as developers tiram grana geralmente.

Se você pensar um pouco, os jogos gacha vêm de uma herança dos booster packs de TCG e dos pacotes de figurinhas, há uma certa emoção em testar sua "sorte" pra ver se pega uma carta ou figurinha boa, e há um sweet spot onde não é nem tão comum de pegar personagem raro toda hora (deixando assim o sorteio sem graça) e nem tão difícil a ponto de você querer parar de jogar um jogo.

Eu sou viciadíssimo em gacha, sempre fui. A emoção de tirar a figurinha do Messi ou do brasão do Brasil nos pacotes de figurinha da copa de 2010, conseguir o tazo metálico do Dragão Branco de três cabeças nos salgadinhos, pegar justo o monstro que precisava pra completar meu deck de Yu-Gi-Oh ou então a vez que tirei o Articuno da Equipe Rocket foram momentos marcantes da minha infância, assim como foi tirar a Iron Maiden Jeanne na segunda vez que comprei um chaveiro no gacha de Shaman King no Japão ou ter conseguido a Rainha Celica (na imagem abaixo) no gacha do Fire Emblem Heroes no celular, foi a mesma alegria de criança.

Até a vitória do Parasite no Oscar ontem, esta tinha sido minha maior alegria no ano.

Mas jogos gacha em geral são tóxicos pra caralho, Fire Emblem Heroes é um dos menos, com um gameplay decente, droprates consistentes (e justos) e personagens que não são apenas pros otakus tetudos de plantão, os fãs da série encontram seus personagens favoritos aqui, independente do gênero. Eu tentei jogar Fate Grand Order e Pokémon Masters, mas a drop rate desses jogos, pra quem tá acostumado com Fire Emblem Heroes, é ridícula, além do FGO usar muito do emocional pra fazer você gastar grana NAS SUAS WAIFUS COM BIKINI, graças a deus que parei de jogar antes de botarem a versão summer da Okita...

No Fire Emblem Heroes, a chance de você pegar um herói 5 estrelas (a maior raridade possível) é de 6 a 8%, e as chances sobem depois de muitas vezes que você for pegar um herói e ele não for 5 estrelas. No Fate Grand Order as chances de você pegar um herói 5 Estrelas é 1% e não sobe nem fodendo, Pokémon Master agora tá com rate de 8% nos 5 estrelas mas minha experiência não foi tão boa com o jogo.

Esse vício por gacha também pode explicar o vício que tive em máquinas de garrinha no Japão, graças a deus que essas máquinas são claramente roubadas aqui, senão lá se ia todo meu (pouco) dinheiro. Ter voltado pro Brasil foi uma bênção nesse sentido, não tem muito gacha físico no Brasil pra perpetuar meu vício: os boosters de TCG são muito caros e não tenho amigos com quem jogar, as figurinhas idem, não tem gacha aqui e não tem máquina de arcade que imprime cartinha na hora. Sobrou mesmo só meus joguinhos.

Se você quiser uma dica: nem comece a jogar joguinhos gacha, são horríveis e você começa a condicionar sua alegria a um RNG. Quando você menos esperar, a aprovação na faculdade, o aumento no salário e o nascimento do seu filho vão ficar em segundo plano pra aquela vez que você tirou um herói SSR 5 stars que, por coincidência, era sua waifu de bikini.

É isso aí, valeu falous té mais.

Vou lá testar minha sorte no gacha do Fire Emblem Heroes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário