Se vocês frequentam meus blog por pelo menos alguns meses, já devem se lembrar de uns quatro posts citando Judy and Mary (ou JAM para os mais íntimos), caralho, eu amo esses filhos da puta.
Judy and Mary RESPIRA os anos 90, não tem como você não se imaginar naquela década no Japão quando ouve Sobakasu ou Overdrive, a banda ainda influenciou muitas outras bandas que estavam por vir, pode incluir pelo menos metade das bandas com vocal feminino da primeira metade dos anos 2000 e ainda outras que eram quase bandas cover deles (GO!GO!7188, Hysteric Blue, Shakallabbits, etc.).
Sem mais delongas, vamos falar desse show logo:
Judy and Mary - Warp Tour Final @Tokyo Dome (2001)
"Judy and Mary acabou quando acabou o amor" diriam alguns, e de acordo com entrevistas concedidas depois pela Yuki foi isso mesmo, todos os membros estavam na banda mais por dinheiro do que por qualquer outra coisa, e assim eles terminaram. Tem banda que continua mesmo assim, mas não vamos entrar em detalhes.Eu sempre culpei a vocalista Yuki de ter sido a causa do fim da banda, não importa como você olhasse a situação, a única pessoa ali que saía ganhando era ela, acabou trilhando uma carreira solo invejável e se tornou um dos ícones da música japonesa (apesar de não chegar ao nível da Shiina Ringo, Chara ou Utada Hikaru). Os outros caíram no anonimato praticamente: o guitarrista Takuya foi quem se deu menos mal virando produtor e ocasionalmente compondo pra cantoras por aí, o baterista Igarashi e o baixista Onda voltaram pra cena indie e nunca mais voltaram.
Enfim, mas o que falar do show em si?
Não vou botar o vídeo da última música do live porque o cara que upou botou do momento que eles entraram no palco pro encore até o recado que a Yuki manda no fim, enfim, ia ficar muito maçante, e também que Classic (esse é o nome da música) é uma das minhas favoritas da banda.
O show foi pra uma plateia de cerca de 50000, não sei dizer ao certo porque não achei fontes confiáveis, mas isso talvez chega a superar o show que eles fizeram no auge da fama em 1997 no Estádio de baseball de Yokohama, e com certeza bate os shows que eles fizeram no Budokan.
Cara, foi um setlist com 20 e poucas músicas, passando pelos antigos sucessos até os singles do último álbum, a Yuki cantou MUITO como sempre, teve choro no final, teve silêncio de uma multidão de cerca de CINQUENTA MIL PESSOAS para que a Yuki pudesse pedir obrigado por tudo (nota: sem microfone).
Tá bom, a parte de chorar na última música e do discurso depois de todo mundo calar a boca acontecia desde os primeiros shows, mas puta que pariu, no último show do Judy and Mary esse gesto assumiu um significado totalmente diferente, era o fim de uma das maiores bandas que o Japão já viu, e uma das únicas que influenciou (e ainda influencia) tanto o underground quanto o mainstream, nem a Shiina Ringo chegou nesse nível de influência ainda, e talvez nunca chegará.
Nota pro show? Precisa perguntar ainda? DEZ DE DEZ PORRA! Melhor show em solo japonês na história, tanto pelo significado quanto pela qualidade em si. Pra mim a década de 90 pra música japonesa acabou em 2001 junto com Judy and Mary.
![]() |
Não sei o que escrever sobre essa foto, só sentir. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário