Eu amo ir em show, amo mesmo, é meu tipo de rolê favorito.
Eu tava catalogando os shows que fui (e que vou ainda) e tá mais ou menos assim:
9/5/2009 - Cachorro Grande, Oasis
12/6/2015 - Edy Lemond
9/10/2016 - Libertines
7/5/2017 - Jun Miyake, Ryuichi Sakamoto
11/1/2019 - Laura Day Romance, 17year ond and Berlin Wall, For Tracy Hyde, Sobs
25/1/2019 - Tricot, Mass of the Fermenting Dregs
10/2/2019 - Stereogirl, Tricot, Regal Lily, eastern youth, Shinsei Kamattechan
19/2/2019 - 17year old and Berlin Wall, Luby Sparks, Hitsuji Bungaku
20/2/2019 - Kaneko Ayano
4/3/2019 - The Paellas, Chiaki Sato, odol
9/3/2019 - Hitsuji Bungaku, Futoshi Kurauchi, paionia
9/3/2023 - Eliminadorzinho, Terraplana
19/6/2023 - Terraplana
24/8/2023 - Terraplana
30/11/2023 - Terraplana, Slowdive
21/4/2024 - Terraplana
14/9/2024 - Adorável Clichê
15/9/2024 - Elephant Gym
2/2/2025 - Adoravel Clichê
5/4/2025 - Terraplana
25/4/2025 - paira
28/7/2025 - paira
[13/8/2025] - Ado
[5/10/2025] - Lamp
[22/11/2025] - Oasis
[25/11/2025] - Ichiko Aoba
[2/12/2025] - Ichiko Aoba
O que está em colchetes são shows que vão rolar ainda e já comprei ingresso.
Botei o Edy Lemond aí pelo meme mas eu realmente fui na festa dos bixos da Poli em 2015 só pra ver ele, pô, era o Edy Lemond.
Uma coisa que percebi é que eu não ouço muita música no dia-a-dia, o momento que mais ouço é indo pro trabalho (o que não é todo dia, trabalho de casa na maioria dos dias) e aos fins de semana. Todo ano no Wrapped do Spotify eu sempre tenho menos minutos ouvidos que boa parte dos meus amigos, mas sou quem mais gasta com fones de ouvido e shows (na maioria dos casos), por quê?
Cara, tem certos tipos de música que toda a graça é ver ao vivo: shoegaze em especial é outra experiência você ouvir ao vivo com a cara na frente da caixa de som e sair totalmente atordoado.
Eu sempre gostei de música japonesa, então aproveitei o arubaito pra ir ao máximo de shows possíveis lá no Japão, aí percebi que era um negócio muito louco. Dá pra você ver na lista acima que eu raramente via show antes de ir pro Japão, mas foi lá que percebi que boa parte da graça da música underground está em ir pros shows e comprar merch e pedir setlist e conversar com a banda depois do show.
Eu achei então que só no Japão que eu teria essa alegria de ver bandas menores e tal, mas depois de ficar maluco na quarentena vendo minhas bandas favoritas de lá fazerem lives (e ver minha banda favorita terminar), acabei arriscando e comecei a ir em shows de bandas do Brasil.
Três bandas que gostei bastante aqui e estou acompanhando são: Terraplana, Adorável Clichê e Paira.
Eu estou com uma preguiça de falar sobre cada uma mas não foge muito do que eu amo de música japonesa também: algo próximo de Dream Pop/Shoegaze com vocais femininos, e por algum motivo essas bandas nunca são de São Paulo (assim como no Japão as bandas boas raramente são de gente nascida em Tokyo).
Mas os shows dessas bandas aqui no Brasil são bem parecidos com os que fui no Japão, tirando o eventual show de SESC que é uma particularidade nossa, shows pequenos com a própria banda vendendo o merch e conversando depois do show é uma coisa global, e é meu rolê favorito. Eu sempre vou sozinho nessas coisas e geralmente vou pra ver o show e já vazo (tirando os shows em SESC que chego antes pra comer alguma coisinha na comedoria), e é quase uma terapia pra mim todo o ritual de me vestir com uma camiseta de banda, pedir o uber, chegar no lugar, ver o show, pegar setlist, comprar merch, etc. Me sinto incrivelmente bem depois de um bom show pequeno.
Acho que shows grandes envolvem uma logística mais avançada e acabam cansando em si (apesar de me sentir recarregado também após um bom show grande) mas é outra pegada. Acho que no Japão eu só fui em um show "grande" que foi o mini festival no Studio Coast, e aqui a maioria dos shows que fui antes da pandemia e os que comprei pra depois de agora são todos relativamente "grandes", onde paguei no mínimo uns 200 e pouco e no teto um atingiu MIL E QUINHENTOS REAIS, aí obviamente as expectativas são diferentes. São EVENTOS onde você se planeja e dedica maioria do tempo útil do dia pra aquilo, tem show pequeno que fui com a mala do trabalho depois de um Happy Hour.
Mas enfim, faço uma distinção bem clara entre shows grandes e shows pequenos, não vou falar que prefiro um que outro porque depende muito, por exemplo: pra Kaneko Ayano eu prefiro ver ela onde vi (no Shinjuku Loft) onde mal cabiam 200 pessoas do que num Budokan da vida onde eu precisaria estar sentado longe pra cacete e pagaria o triplo do preço no ingresso, e ainda é num lugar bem pior de ir de metrô, mas tem bandas que se beneficiam de lugares maiores, só que aí você tem que pensar se está indo realmente pra ver o show e não um espetáculo de pirotecnia.
Moral da história? Muita gente só foi pra shows grandes na vida, vá para um show pequeno de uma banda independente. Não me vem com banda cover e couvert artístico, pega uma banda interessante que toque algo que você curta e vá no próximo show que essa banda tocar perto de você, melhor ainda se for num SESC. Compra merch, conversa com a banda e seja feliz. Tem muita banda boa com menos de 10k ouvintes no Spotify fazendo exatamente o tipo de música que você curte e reclama que não fazem mais como antigamente.
E é isso, gaste dinheiro com shows!!!!!
Vejo vocês na fila do show da Ado, estarei lá!!!!
vlw flw té mais!!
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