terça-feira, 3 de setembro de 2024

OASISSSSSSS

Minha primeira banda favorita foi o Oasis.

Eu tinha 12 anos, meu gosto musical era música de anime e o que minha irmã me deixava ouvir das músicas que ela tinha baixado ilegalmente pelo Kazaa e Emule, ou seja: Britpop.

Oasis, Verve, Pulp, Ocean Colour Scene, Blur, Suede, Libertines, Jet. Bandas de Britpop ou RÓQUENROL padrão.

E eu amava Oasis, eu sabia todas as músicas, os b-sides (que como todo fã sabe, são as melhores músicas da banda) e sabia toda a história, todos os membros, quais turnês foram as mais icônicas, quais shows foram os mais icônicos e pasmem, A URL DESTE BLOG SURGIU DE UM BLOG QUE TRADUZIA POSTS DO BLOG DO NOEL (https://agoraonoeltemumblog.blogspot.com/)  e o blog dele era incrível, acho que agora deve ser meio difícil de achar mas se chamava "Tales from the Middle of Nowhere" e foi também uma das minhas maiores influências pro estilo de escrita do blog, junto com Catcher in the Rye.

E sinceramente, Oasis é um rock britânico bem genérico, mas porque influenciou tudo o que veio depois, mas é uma coisa tão icônica, tão apoteótica, tão na cara que é impossível não dar valor. Acho que foi uma junção de tudo o que estava acontecendo no Reino Unido na época e que culminou no Oasis dos anos 90.

O cenário musical britânico estava em uma crescente absurda, com a cena clubber em plena ascensão e o Rock Britânico voltando a ser relevante com o Madchester e o Shoegaze, o Britpop foi meio que o produto de exportação de tudo isso, onde uma cena musical diversa (tanto musicalmente quanto em questão de gênero) acabou sendo resumida a bandas de homens brancos que tocam Rock. Eu sinceramente prefiro muito mais Shoegaze que Britpop mas não dá pra negar o apelo que tem um Wonderwall ao invés de um Alison ou When You Sleep. Britpop é muito mais fácil de gostar.

E minha irmã era uma fãzaça de Oasis, o primeiro show que ela foi tinha sido o show do Oasis no Credicard Hall (hoje Vibra São Paulo) em 2006, e meu deus! O Oasis ia voltar pro Brasil em 2009 pra turnê do último álbum deles "Dig Out Your Soul"!

Eu tinha uns 12 anos em 2009, a idade mínima pra ir no show do Oasis acompanhado, e por eu ser facilmente influenciado por absolutamente qualquer coisa, eu PRECISAVA ir no show daquela banda que minha irmã me fez amar desde criança. O trato foi: meus pais pagariam os ingressos pra mim e pra minha irmã, desde que ela me levasse e não me deixasse morrer no show, fair enough.

Eu lembro que chegamos cedaço na fila e deu pra ouvir a passagem de show da banda e, sinceramente, tava com setlist melhor que o show em si: tocaram GAS PANIC e HALF THE WORLD AWAY!!!!!! NA PASSAGEM DE SOM!!!!! SEM PÚBLICO!!!!!!! Maluquice tá, meu deus.

Quem abriu o show foi o CACHORRO GRANDE, simplesmente o Oasis tupiniquim, bem mais que o Skank que tentam forçar no lugar só porque o Samuel Rosa parece o Noel Gallagher com cabelo tigela.

E o show foi muito louco, eu tinha 12 anos e tive a brilhante ideia de não ir de óculos por medo de quebrar num eventual mosh (mosh???? num show do Oasis??????? eu tinha 12 anos e era meu primeiro show, rapaziada) e choveu pra caralho e lembro até hoje que Don't Look Back in Anger foi tocado acústico (em toda turnê na verdade, inclusive na Argentina o público cantou acapella) e tocaram um cover de I Am the Walrus dos Beatles e, pasmem, não tocaram Live Forever! Vou ter que ir no show deles aqui em 2026 mesmo pra ver.

Mas enfim, ver Oasis tocar Champagne Supernova debaixo de uma chuva torrencial quando eu tinha 12 anos formou meu caráter.

Três meses depois do show o Oasis acabou.

Pra falar bem a verdade o Oasis não é uma banda conhecida por tocar bem ao vivo, tinha show que o Liam tava desafinado, e em 2009 o show do Oasis foi pra 25 mil pessoas no Anhembi e lembro bem que não conseguiram vender todos os ingressos, nem na pista normal e nem na VIP (que é onde eu fui), mas eu sempre disse pra minha irmã "Aposto que se o Oasis voltar hoje enche fácil o Allianz, o povo tá 15 anos sem ligar o que o Noel e o Liam dizem com o Oasis, a banda é muito menos odiada" dito e feito: MILHÕES de pessoas em fila online pra comprar ingresso pra turnê de volta da banda. 

Eu tenho certeza absoluta que se a banda tivesse continuado ela seria bem menos amada do que nessa última semana desde que anunciaram a volta. Os álbuns depois do Standing foram recebidos de uma forma bem morna e Dig Out Your Soul não foi diferente, tentaram inovar aqui e ali mas era um som muito manjado já, o Britpop tinha morrido anos atrás, por culpa do próprio Oasis (depois da decepção que foi o Be Here Now) e naquela época as bandas já estavam num pós-pós-Britpop com Arctic Monkeys, Franz Ferdinand, Muse e correlatos fazendo um som bem mais "atual" pros jovens da época.

Acabou que 15 anos se passaram desde que a banda acabou e Definitely Maybe (o primeiro álbum) e Dig Out Your Soul (o último álbum) que na época tinham incríveis 14 anos entre si, agora parecem relíquias de uma época passada da mesma forma. Então ninguém vai falar "ah porque o Oasis era melhor no começo" não, vão falar "ah porque o Oasis ERA BOM!" e era mesmo!

Acho que bandas do pós-Britpop não envelheceram tão bem quanto as originais, com raras exceções (Arctic Monkeys talvez), não dá pra pegar o impacto e relevância de um Oasis, Blur ou Pulp e comparar com Muse, Kaiser Chiefs, Franz Ferdinand.

As letras do Oasis são uma merda e não têm sentido na maioria das vezes mas porra, a AURA da banda era do caralho. Eu tenho uma camiseta do Manchester City só por causa do Oasis, eu ODEIO o Manchester City mas caralho, toda a estética do Liam dos anos 90 com a porra do óculos escuros e camisa de time e nos anos 2000 com a parka verde... icônico pra cacete, posso te falar que o Yoiti de 12 anos PENSOU em comprar uma parka verde... no Brasil...enfim.

Eu estava sem ouvir Oasis faz um tempão, eu tinha até criado uma playlist com minhas favoritas um tempo atrás mas nem ouvi, com a notícia da volta da banda eu peguei pra ouvir e entendi o porquê de eu amar tanto Oasis e porque a banda é tão amada.

É uma música icônica e é um rock no seu estado mais puro. Foi feito por uma classe trabalhadora sem estudo? Sim. Foi feita por amantes de um time inglês que, na época, tava muito mal? Sim. Mas nas letras não dá pra sentir nada disso, o Oasis fazia hinos globais que todo mundo conseguia se conectar justamente por não serem nada específicos. São hinos.

HER SOUUUUUUUUUUUULLLL SLIDESSSSS AWAAAAAAAYYYYY

Rock and Roll de estádio no seu estado mais puro. Tem solos de guitarra? Sim, mas não muito longos. Pra agradar roqueiros véios e o pessoal que curte cantar o refrão.

Enfim enfim, eu ainda lembro de muita coisa de Oasis porque foi parte das minhas memórias formativas. Por mais que hoje eu prefira Kaneko Ayano e Kinoko Teikoku por conversarem com meu coraçãozinho, Oasis sempre fará parte da minha pessoa: é o motivo de eu ter uma jaqueta do Manchester City, é o motivo de eu gostar da Adidas, é o motivo de eu ter escolhido estudar na Cultura Inglesa pra ter o sotaque BRITISH, é o motivo de eu andar com o queixo empinado e braços balançando quando era adolescente e foi uma das influências pra minha personalidade ser um pouco rude e bem sincera até hoje.

Minha irmã sempre gostou mais do Noel e falava que o Liam era um panaca mas eu sempre amei o Liam, acho que é porque sou o irmão caçula que nem ele.

É isso, acho que o post já está longo o suficiente, se me alongar mais ninguém vai ler.

Vou deixar a playlist que fiz com minhas favoritas do Oasis aqui (sem Wonderwall, claro):


 

E é isso pessoal, vlw flw té mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário