sexta-feira, 19 de julho de 2024

Calma pessoal, depois da copa de 2014 tudo vai melhorar

Eu tava vendo se escrevi sobre, mas não, tinha escrito um post falando como a Copa tava daora, depois um post sobre o Orkut e o 7x1 não foi citado na época. Obviamente eu citei o 7x1 em posts depois, e talvez até citei como se passou os acontecimentos daquele dia, mas o 7x1 fez 10 anos uns dias atrás e queria lembrar daquele dia fatídico.

A Copa de 2014 é uma coisa que lembro bem até hoje. Eu estava fazendo cursinho naquele ano, apesar do eu de 17 anos proclamar "Preciso passar na Poli direto pra presenciar a Copa do Mundo na faculdade!" acabou não rolando e lá estava eu, no Etapa São Joaquim em plena Copa do Mundo.

O Yoiti recém com 18 anos estava todo serelepe de ser um adulto responsável, porém bancado pelos pais, e queria marcar rolê com os amigos do Ensino Médio pra ver todos os jogos da copa. Ver os jogos nos estádios estava meio fora de cogitação porque os ingressos estavam caros e acabaram bizarramente rápidos, o que era o esperado obviamente.

Então marcamos pra ver o jogo de abertura em algum bar! Mas rolou boato (isso foi antes do termo Fake News se popularizar) de que o PCC iria passar ATIRANDO nos bares por qualquer motivo que seja. Aí acabamos miando do plano de ver o jogo, apesar que hoje em dia eu super toparia ir num bar com perigo de levar tiro hmm... mas enfim.

Passa pra frente e tivemos a chance de ver o jogo contra o Chile (aquele que o Brasil quase perde nos pênaltis e o Thiago Silva chorou e tudo mais), e escolhemos aonde pra assistir tal jogaço? Sim, o Sukiya.

Cara, pro algum motivo, o Sukiya em 2014 decidiu instalar TVs onde iam passar todos os jogos da copa que fossem transmitidos na Globo. Agora imagina a situação: dia de jogo do BRASIL, a copa era no BRASIL, a cerveja no Sukiya era bem barata até e porra, o que melhor que uma porção de karague pra acompanahr o jogo? O Sukiya da São Joaquim estava cheio pra tal evento certo??? Certo???

No Sukiya da SJ no dia do jogo do Brasil contra o Chile só tinha TRÊS MESAS com gente durante o jogo: a nossa, a de uns nerd jogando Yugioh (que não estavam lá pelo jogo, claramente) e um casal que deve ter parado pra almoçar e ficou pra ver o jogo por conveniência.

Mas enfim, esse jogo foi suave. Saímos depois da disputa de pênaltis e fomos tomar um sundae no Mcdonalds do lado. Tanto o Sukiya quanto o Mc a qual me refiro foram demolidos pra expansão da Linha 6, eles reabriram em outros lugares perto um tempo depois.

Eis então que o Brasil passa também da Colômbia, num jogo tão dramático quanto o anterior, só que dessa vez foi o Neymar levando uma joelhada na coluna do ZUÑIGA e a cobertura da mídia na época parecia noticiar uma tragédia nacional, mal esperavam que...

ALEMANHA! Brasil na semifinal pela primeira vez desde 2002! E em 2002 a gente faturou a Copa!!! Porra, otimismo pra caralho, todo brasileiro confiante que BERNARD ALEGRIA NAS PERNAS iria levar nosso ataque, quem é Neymar afinal? 

E bem nesse dia todos meus amigos estavam livres pra vir no meu apartamento pra gente ver junto o jogaço que seria aquele!! NOVENTA MILHÕES EM AÇÃO, PRA FRENTE BRASIL! SALVE A SELEÇ-

7x1 SETE A UM!!!!!

LEVAMOS SETE GOLS

A gente nem viu o segundo tempo, mudamos o input da TV pro HDMI2 e ficamos jogando PES 2010 narrado em português de Portugal no meu Xbox 360 desbloqueado pro resto do jogo.

Foi um misto de descrença e tristeza, mas também de risadas e a demorada sacada de que não éramos mais um país digno da alcunha de "país do futebol". 

Foi a partir daí que eu liguei o foda-se pra Seleção Brasileira e comecei a torcer mais pelo Japão, apesar de 2014 ter sido o último ano em que o Japão jogou mal mesmo, 2018 e 2022 foram anos bem melhores, o mesmo não pode ser falado do Brasil.

Eu sequer lembro onde estava quando vi os demais jogos da Copa de 2014, acho que em casa sozinho, mas aquele dia do 7x1 foi um dia a ser lembrado, graças a deus que não escolhemos aquele jogo pra ver no Sukiya, imagina só? O Sukiya (com a decoração antiga) já era depressivo, ver o 7x1 em um faria me jogar do Viaduto Pedroso logo depois de sair do restaurante.

Enfim, passou. A Seleção Brasileira continua a mesma merda, ou melhor, conseguiu piorar. Mas as chances do Hexa permanecem as mesmas: zero.

E é isso, 2014 foi o último ano que realmente estive MOTIVADO por algo: minha vaga na Escola Politécnica da USP. O resultado desse empenho todo pode ser lido nos meus últimos 10 anos de blog.

Por hoje é só, caros leitores.

vlw flw, té mais!

terça-feira, 9 de julho de 2024

Professor Yoiti

Eu dei uma aula a distância, uma presencial e participei da festa junina do Cursinho. Já posso me chamar de professor?

Se vocês não leram meus últimos posts ou não convivem comigo diariamente: comecei a dar aula em um cursinho popular lá na USP. Foi uma ideia que minha irmã me deu depois de eu ter descoberto que trabalho voluntário é legal, desde que todo mundo esteja curtindo.

Mas enfim, poucas vezes na vida eu cheguei perto de dar algo que pudesse ser chamado de aula, mas mesmo assim eu me candidatei pra ser professor em um cursinho popular, e deu certo, fui aprovado.

A primeira aula foi a distância, já que só dou aulas aos sábados e naquele sábado em específico a USP tava fechada por conta de feriado prolongado, e foi bem PELO O QUE EU TINHA PERCEBIDO.

A segunda aula, que foi presencial, foi um desastre.

Não, é exagero meu, mas me embananei todo usando a régua de lousa nos horríveis quadros brancos da FEA e fazer o círculo usando o barbante é mais difícil do que eu esperava. 

E sabe aquela cara de bosta que você faz quando não entende porra nenhuma? Presenciei várias delas naquele dia.

Isso me fez lembrar como alguns professores são bem avaliados por "saberem" de bate pronto quando um aluno tem dúvida, porra, é impossível ignorar a cara de "mano que porra tá acontecendo" de um aluno de cursinho numa aula de geometria às 9h da manhã, eu só não sabia muito bem como lidar com tipo 70% da sala com a mesma cara, além de perguntar um "gente, alguma dúvida? certeza?" e assim a vida, e a aula, seguem.

Enfim, aí teve festa junina do cursinho no último sábado e vou ter mais outra aula nesse sábado. Estou começando nessa carreira de professor aos sábados e vamos ver onde vai parar. 

Eu acho que é uma coisa tipo mil vezes mais importante e desafiador que o meu último trabalho voluntário, e quer queira ou não, é um outro trabalho. Não vou pra FEA de sábado pra fazer takoyaki, vou lá pra fazer algo bem menos divertido, mas bem mais recompensante.

É isso, vamos ver até onde a saga do Professor Yoiti vai. Eu gosto bastante do projeto do cursinho popular e acho que é uma das coisas que devia ter participado quando estava na Poli, mas vida que segue.

Eu to com um monte de posts na fila, e deixo registrado que estava pensando em escrever sobre os dez anos do FATÍDICO DIA do 7x1, acho que vale o post pelo contexto todo, e pra dar uma nostalgia.

é isso, vlw flw, té mais!