quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Como viver sendo uma engrenagem do sistema capitalista

Como vocês se motivam no trabalho diário num sistema capitalista? Eu gasto grana.

Quem aqui que trabalha e nunca se sentiu desmotivado que atire a primeira pedra, minha motivação já era baixa desde que entrei na Poli então não tive surpresas em me encontrar desmotivado ao encarar mais uma semana de trabalho no trampo, por mais que eu curta o que estou fazendo.

O que estou passando no estágio agora é meio o contrário do que passei no Japão: enquanto aqui eu me encontro num trabalho bacana num contexto bosta (Brasil de 2021), no arubaito eu tava num trabalho bosta num contexto bacana (qualquer lugar que não seja o Brasil pós-2016), nos dois casos eu me vi desmotivado hora ou outra.

Por um lado o arubaito era uma situação melhor porque aquilo tinha prazo pra acabar (3 meses) e eu tava ganhando uma quantidade astronômica de dinheiro se comparado ao que eu produzia, mas mesmo assim eu tava super desmotivado lá por meio de Janeiro, até que fui no primeiro show dos sete que iria lá. Então eu vi que o dinheiro que eu tava SUANDO pra ganhar até que teria um destino legal: shows. Gastei dinheiro em tudo o que pude também (ainda mais em figures e pelúcias) mas os shows foram meu maior combustível motivacional no Japão.

No estágio estou mais por conta do aprendizado e pela esperança de ser efetivado, então obviamente não posso levar de barriga o negócio como eu fazia com o arubaito. O pagamento obviamente é menor mas o trampo é bem mais bacana, além de não ter chefe japonês gritando bosta pra mim sabendo que não entendo nada. Quem diria que um banco brasileiro seria um ambiente de trabalho menos tóxico que uma fábrica de doces japonesa? Pra me motivar eu acabei comprando um fone que eu tava namorando faz um tempo (o Moondrop Aria) e no mês passado comprei uma air fryer. Estou plenamente satisfeito com as coisas que comprei? Jamais, mas estou mais motivado com elas do que sem elas.

No Japão eu também saía ás vezes pra gastar grana por motivos aleatórios. Antes do meu aniversário eu fui no Book Off e comprei uma figure da Sakura do F/SN só pra ser meu presentinho de mim pra mim mesmo. E eu queria demais gastar grana em figures pra me mimar mas os preços praticados aqui no Brasil são fora de mão.

Como meu VR passa no Extra aqui do lado, raramente uso ele pra comprar delivery mas é outra forma de celebrar datas especiais em casa sem poder sair.

Enfim, esse post veio de uma conversa com meus amigos e acho que a grande maioria das pessoas faz o mesmo: se motiva gastando grana, a grande questão é onde.

Pela minha experiência eu só posso dizer que a felicidade provinda de figures não dura quase nada mas cada centavo gasto nos shows e viagens no Japão valeram a pena. E isso não se restringe ao Japão, os concertos que fui com minha família aqui no Brasil foram todos super bacanas.

Eu acho que devia gastar mais dinheiro em roupas, sepá é hora de me vestir melhor, mas esperemos o fim do home office pra isso.

E é isso aí, vlw flw té mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário