O post é longo e provavelmente eu bostejei pra caralho, leia por sua própria conta e risco.
Eu escrevi um post ENORME sobre porque comecei a ver filme cult mas achei que tava falando tanta bosta que o próprio Scorsese ia vir com o Coppola me quebrar na porrada se eu publicasse, vou falar de anime porque sei que otaku não consegue me abaixar na porrada (não no 1x1 pelo menos).
Aqui estão os mangás completos que dei nota >= 9,5:
Aqui estão os animes que dei nota >=9 (porque o MAL não tem decimais):
Você vê algo de comum entre essas duas listas? (tirando o evidente bom gosto)
Não tem uma obra que esteja nas duas listas.
Não tem um anime que eu tenha assistido, que seja adaptação de mangá, que eu tenha gostado de verdade a ponto de ser um dos meus favoritos. Antes que venha um desavisado: NHK ni Youkoso veio de uma Light Novel e não considero os doujins do Yoshitoshi Abe como um material base pro anime inteiro do Haibane Renmei, é mais uma uma ideia inicial mesmo. O curioso é que dos 16 animes na lista, 8 são adaptações de livro ou LN.
Acho que o que muito estúdio caga totalmente é tentar adaptar quadro a quadro um mangá, não levando em conta que a fluidez de uma coisa animada e uma coisa impressa são diferentes, Bokurano por exemplo é extremamente fiel ao material base mas é o único anime que (tentei) assistir que me fez dormir no meio de um episódio, sendo que amo de coração o mangá.
Acho um desperdício tremendo a maneira como são feitas a maioria das adaptações pra anime, a animação pode ser um ótimo meio pra expandir sobre a ideia que o mangá apresenta, eu pessoalmente gosto das adaptações de Initial D e de alguns mangás de esporte porque acho o mangá um meio ineficiente pra transmitir a ideia de movimento, mesmo com o CGI datado da década de 90, ver o AE86 dando drift por Gunma com eurobeat tocando ao fundo era mais divertido que ler as páginas do mangá, a mesma coisa se aplica pros bloqueios impossíveis no Haikyuu! e as jogadas mais SWAG possíveis de Kuroko. Mas é, são boas adaptações pelas circunstâncias, mas não são animes que conseguem expandir muito sobre o material base.
Devilman Crybaby é uma exceção da exceção porque foi feito pelo Yuasa e é muito mais uma obra do Yuasa que calha de ser uma adaptação de Devilman do que uma adaptação de Devilman feita pelo Yuasa, vocês conseguem ver a linha tênue entre as duas coisas? O anime segue o plot original e tudo mais mas aquele estilo grotesco característico do Go Nagai e dos mangás da década de 70 foi substituído pelo estilo arthouse do Yuasa, isso é ruim? Eu sinceramente achei o anime muito bom, e sou total apoiador de uma reimaginação como essa do que uma adaptação quadro a quadro, mas a essência da obra original não está aqui. Em outras palavras: é uma ótima obra mas não faz um bom papel em ser uma boa adaptação do Devilman.
Eu sei que pode parecer estúpido eu falar que uma adaptação não pode ser muito leal ao material original ao mesmo tempo que critico o Yuasa por respeitar o roteiro original e "só" botar o estilo dele na animação, mas acho que nesse caso em especial, tendo visto já algumas das obras passadas dele, acabou dando um gosto de déjà vu. O Yuasa tem um estilo muito particular de surrealismo que funciona muito bem em obras... surrealistas, Tatami Galaxy e Night is Short funcionam bem com ele por serem obras que se sustentam pelo estilo mais que pelo roteiro, e acho que Devilman depende muito do roteiro pra causar o impacto que precisa, e a explosão de surrealismo do Yuasa ao mesmo tempo que causa o choque que é essencial pro desenvolvimento da história, também te faz pensar sobre como seria uma animação mais tradicional de Devilman, com cenas gore mais realistas que poderiam ajudar bastante na construção da obra.
Mas tem uns animes que acho que fizeram boas adaptações de mangás conhecidos.
- Trigun é um anime bem bacana que acabou sim cortando vários elementos do plot do mangá (como a Tessla, que é a origem de metade do meu nickname) mas também fez com que as lutas fossem minimamente inteligíveis, o traço do mangá é um desserviço. A soundtrack do Tsuneo Imahori também é muito boa, talvez uma das melhores OSTs já feitas;
- Sayonara Zetsubou Sensei reuniu um elenco brilhante, com as melhores dubladoras da época, e com a animação da Shaft (que é o único estúdio possível pra essa adaptação) fez um belo anime, até com foreshadowings do final do mangá nas aberturas e encerramentos. O meu único pesar com o anime é que ele não adaptou o mangá até o final, que é a cereja do bolo pra putaria que é a história desde o começo;
- Death Note teve uma ótima adaptação, que foi quase quadro-a-quadro mas também botou umas cenas-chave que definiram o anime como a cena que o L lava os pés do Light (simbolismo cristão, quem nunca) e a cena final, que ficou bem mais poética que no mangá.
Minha maior crítica quanto à indústria dos animes é como os caras demoram pra entender que dá pra fazer coisa boa, eu parei de acompanhar totalmente os animes lançados semanalmente mas o único estúdio que sou minimamente animado pra ver novas releases é o Ufotable, e isso desde que comecei a acompanhar Kara no Kyoukai faz uns 6 anos atrás. A KyoAni por incrível que pareça tá fazendo coisa que era inimaginável que fariam quando eu acompanhava mais eles lá pelos idos de 2008, da Sunrise como sempre eu só acompanho Gundam então não sei opinar muito bem, e é aí que acaba meu conhecimento em estúdios de anime.
Sinceramente, a maior tragédia da indústria foi a morte do Satoshi Kon, os filmes dele conseguiam ter todas as qualidades de filmes dos mais renomados diretores ocidentais e ainda usava muito da vantagem que a animação dava em construir mundos fantasiosos, era a maior chance dos filmes de anime serem levados a sério fora do Japão, eu não acho que o Shinkai vai fazer o que é necessário pra que ocorra uma verdadeira mudança na percepção dos animes, Kimi no Na Wa é overrated, e se a Ghibli não conseguiu promover a mudança que tinha que ser feita no final da década de 90/começo dos 2000, não é agora que alguma coisa vai mudar.
Eu particularmente não defendo que todos os animes sejam arthouse, longe de mim, mas é um meio que pode sim atingir uma maior maturidade se visto não apenas do ponto de vista comercial. Eu sei que é bem diferente pegar uma câmera pra filmar um projeto avantgarde e ter um estúdio à sua disposição pra fazer uma animação experimental, mas só de usar o meio a seu favor, ao invés de só transmitir uma história já contribui pra maturação do segmento.
E o que vai acontecer com os animes? Eles estão melhorando faz um bom tempo já, quem diz o contrário não viveu o que foram os animes mid-2000 com o começo do moe e a shitfest que era a qualidade dos sazonais da época, e nem estou falando só de animação, tá tendo um boom de animes que são remakes de antigos ou que buscam material base em clássicos: remake do LOGH, anime do 7Seeds (QUE É UMA MERDA), Megalobox (que é inspirado no Ashita no Joe), o próprio Devilman Crybaby, Dororo (que vem do clássico do Tezuka) e aposto que não vai tardar da Netflix querer financiar outra adaptação de clássico, só espero do fundo do meu coração que não façam o que fizeram com 7seeds.
Enfim, acho que me estendi demais e perdi totalmente o ponto deste post, em suma eu queria mais falar como a indústria dos animes podia se beneficiar das ferramentas do cinema tradicional pra amadurecer, o que está acontecendo a curtos passos, e como eu odeio o tipo de gente que acha que uma coisa do meio audiovisual tem que se sustentar só pela história.
Eu escrevi este post depois de ter assistido o "Chungking Express" do Wong Kar Wai e ter pensado comigo mesmo o que custava ter um anime simplezinho de comédia romãntica bobinha mas bem dirigida, onde o foco não esteja tanto no relacionamento interpessoal mas sim na forma como ele é mostrado.
Aaaaaaaaaaahhhhhhh... esse deve ter sido um dos posts mais longos que já escrevi.
vlw flw té mais.
Assistam Chungking Express, me deu vontade de viajar pra Hong Kong.
EDIT: caguei toda a formatação, colei as imagens direto do lightshot e fodeu todo o esquema... mas dá pra ler.
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