terça-feira, 15 de maio de 2018

Porque venero a voz da Chiaki Sato

Eu ia postar alguma coisa pro dia das mães e não deu, tive prova no dia seguinte, mas fica aí um abraço pras mães dos leitores deste blog, e pras mães que leem este blog também por favor leiam algo melhor.

Se você já leu alguns posts deste magnífico blog e se deparou com postagens sobre música japonesa, com certeza você sabe de duas coisas:
  1. Eu idolatro a Shiina Ringo, apesar das cagadas que ela anda fazendo nos últimos álbuns;
  2. A maior decepção da minha vida foram os álbuns lançados pelo Kinoko Teikoku depois que eles foram pra uma major label.
Pois falemos do Kinoko Teikoku! VOCÊ QUE ODEIA QUANDO EU FALO DE MÚSICA JAPONESA PODE VAZAR, mas eu juro que vou falar com.. err... menos termos "técnicos" pra ser mais acessível aqui.

Kinoko Teikoku começou com um grupo de amigos que se conheceram numa faculdade budista de ciências humanas lá perto de Tokyo, não achei direito quais cursos eles faziam mas tome o "faculdade budista" com mesmo impacto que "faculdade católica" faria aqui no Brasil. A banda se formou em 2008 e lançou a primeira demo em 2011, sendo que a vocalista Chiaki Sato lançou um EPzinho em 2010. Acho que você pode falar que a banda é uma mistura de shoegaze com Radiohead eu acho? Um indie rock mais voltado pro shoegaze em outras palavras, depois foi pra um dream pop e depois pra um indie rock genérico mas enfim.

Outro dia me perguntei: "qual é a minha cantora favorita? Sem contar composições e talento pra tocar instrumentos." e me vi forçado a falar que é a Chiaki Sato, a voz dela é limitada mas puta que pariu, que voz linda.

Ouçam essa música, puta que pariu, sempre choro (ainda mais depois que vi a letra). A voz da Chiaki Sato é tão suavinha e de certa forma andrógina que me comove.

Ouçam essa agora! Caralho, dá pra sentir ela FULL 10000%PISTOLA e a forma como ela anda na corda bamba do gritar/cantar no refrão sempre me faz gritar junto o NANKA ZENBU MENDOUKUSEEEEEEEEE (que quer dizer literalmente "FODA-SE TUDO"), não tem música melhor pra cantar quando estou puto.

E é isso que eu amava nas releases do Kinoko Teikoku: EMOÇÃO, sentir na música a tristeza dela com as desilusões da vida ou a raiva que ela sente do ex (eu estou inventando os motivos), mesmo quando a música era mais pesada pro Shoegaze (tipo Eureka) a voz da Chiaki ainda brilhava, e brilhava mais que qualquer uma, em músicas assim a voz dela toma forma de um instrumento, o canto sussurrado dela me dá calafrios sempre que ouço:

E reforço de novo a tristeza que tenho quando ouço as músicas novas da banda, são músicas que na maioria nem fazem proveito da voz da Chiaki, além de serem genéricas pra cacete.

Enfim, é isso. Tenho quase certeza que já fiz um post sobre Kinoko Teikoku mas foda-se, eu peguei pra ouvir eles de novo esses dias e deu vontade de falar sobre a voz da Chiaki Sato, que mulher.

vlwflw té mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário