Outro dia eu tava me lembrando dos bons tempos dos dumbphones, os celulares que vieram antes dos nossos current smartphones, e é uma época que sempre guardei com carinho. Na época que ganhei meu primeiro celular (tirando um Nokia basicão na quarta série) dos meus pais, havia um burburinho acerca do começo dos smartphones, o iPhone acabava de ser lançado e o primeiro Android também, mas naquela época a galera achava que era um pouco de overkill ter um computador de bolso.
Meu primeiro celular decente foi um Sony Ericsson W380 que meu pai não queria mais usar, e caralho, que celular lindo da porra. Os tempos eram outros, ninguém usava internet no celular, a única forma de se comunicar com a galera era ou efetivamente ligando pra eles, pelo MSN quando todo mundo tivesse em casa já ou pelo Orkut (sdds) e as maiores diversões se resumiam a jogar games baseados em Java e que às vezes tinha até multiplayer por bluetooth/IR, quem não se lembra do Minitruco? E como o W380 era da linha Walkman da Sony, o som era muito bom pra época, VOCÊS PODEM IMAGINAR O YOITI DE 12 ANOS OUVINDO SOBAKASU RIPPADO DO YOUTUBE.
|
Sony Ericsson W380 |
Mas como a vida não é um mar de rosas: BANG! Acabei sendo assaltado na volta da escola e levaram meu querido W380. :(
Fiquei um tempo sem celular e depois peguei outro Sony Ericsson, o W395.
|
Sony Ericsson W395 |
O W395 se tornou quase como meu filho, botei música pra caralho, tinha jogo em Java até do Poderoso Chefão e claro, meu xodózinho Tetris que JAMAIS será igualmente jogável num smartphone. O único foda desses celulares da Sony Ericsson da época é que eles só tinham um plug e você era forçado a usar um adaptador pros fones, como eu não era retardado por qualidade de som na época, foda-se né.
Pois bem, fui assaltado novamente (vocês não acreditariam como os arredores do meu colégio eram perigosos na época, deu uma melhorada depois tho), isso foi em 2010 já, acabou que usei um outro Sony Ericsson velho que já tinha rodado nas mãos do meu pai e da minha irmã até o ensino médio e no final do primeiro do médio adquiri meu primeiro smartphone: o Milestone 2.
Mas enfim, olhando pra trás eu percebo que nesse período entre 2006 e 2010 você não precisava de um celular flagship pra se sentir satisfeito, esses da Sony Ericsson que eu tive eram todos budget (custavam 400 conto no máximo, sendo que os pica grossa eram uns 1000~1500) e a galera também não tinha celular muito foda, com exceção de um maluco que tinha um HTC em 2010, pff rich people.
Outra coisa é que os celulares na época tinham muito mais personalidade, as cores eram mais vibrantes, existia uma caralhada de opções de marcas e modelos pra qualquer que fosse teu uso e por isso acho que era tudo mais pessoal naqueles tempos. Hoje todo celular é um bloco monocromático de monolito, algumas marcas ainda tentam lançar cores diferentes pra atrair mais gente mas os próprios clientes acabam preferindo o pretinho básico (até eu, mas foi porque tava mais barato). No começo dos smartphones era até comum a procura por capinhas personalizadas pra se destacar na multidão mas até isso tá morrendo hoje.
Eeeeenfim, eu amo meu LG G6, foi uma árdua jornada de milhares de vídeos de reviews e blogs na interwebs para que eu finalmente comprasse esse puto (o preço também ajudou) mas eu não consigo sentir aquela afeição que eu tinha pelo meu velho W395 (que deve ter sido trocado por uma pedra de crack), talvez seja pela idade que eu tivesse mas sei lá, vida que segue I guess.
vlwflw té mais