Outro dia eu tava brisando enquanto deitava na minha cama e me lembrei de um episódio que aconteceu quando estava na segunda série: a gente levou um cabide, dois barbantes e dois bexigas pra aula, o objetivo era simples: amarrar um balão de cada lado, um cheio de ar e outro vazio, pra provar que o ar tinha peso. Eu por algum motivo quis primeiro ver se o cabide estava "calibrado": botei uma bexiga vazia de cada lado e amarrei, mas quando amarrei acabei deixando as posições das bexigas não alinhadas, de forma que a quantidade de barbante foi a mesma mas a posição na vertical não, perguntei pra professora porque caralhos tava dando errado e ela falou que dava errado mesmo e foda-se moleque.
Pois bem, foi aí que me toquei que o que não deixava o cabide se estabilizar era o momento maior devido à diferença no comprimento dos braços da bexiga em relação ao eixo de rotação, e pior que dava pra saber disso pelo menos na época do ensino médio, a gente aprende torque lá.
Mas é isso, demorei dez anos pra responder uma pergunta que fiz pra professora na segunda série, parabéns Yoiti. A Poli está me servindo de algo afinal.
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