Eu sempre tive uns personagens e/ou pessoas em quem eu me espelhava pra me desenvolver, seja na maneira de andar, o jeito de se vestir ou os ideais e trejeitos de fala. Alguns aqui vão me dar uma vergonha absurda mas todo mundo já foi adolescente né. Eu botei só pessoas públicas no "Pessoas Reais" pra vocês terem uma ideia melhor, óbvio que tive role models em pessoas próximas como familiares, professores e amigos.
Parte I: Personagens fictícios
L (Death Note)
Óbvio que se você ler Death Note com 11 anos, você não vai discutir a moralidade do Light em pensar que BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO, você vai imitar a porra do L. Talvez meu primeiro personagem favorito, depois que li Death Note, comecei a andar com as costas curvas (o que, sem brincadeira, fodeu minha postura por uns 5 anos) e, quando dava, também sentava de cócoras nas cadeiras. Poxa, o L é daora pra caralho, ELE É O MAIOR DETETIVE DO MUNDO! e por pouco eu não imitei o cabelo também, na época acho que ninguém me zoava porque todo mundo tinha lido/assistido Death Note também e todo mundo amava o L.
Yang Wen-Li, Dusty Attemborough e Walter Von Schenkopp (LOGH)
O amor pela democracia do primeiro, o jeito relaxado do segundo e a BADASSidade do terceiro. Eu assisti LOGH quando tava começando a aprender um pouco mais sobre política então eu achei bem legal ter um ideal e viver por ele, não sendo extremo mas realmente sendo fiel a seus princípios é uma puta qualidade, foi nessa época que eu pensava em seguir carreira militar então acho que eu buscava exemplos a seguir.
Eikichi Onizuka (Great Teacher Onizuka)
Foi quando eu pensei seriamente em virar professor, eu escrevi sobre GTO uns posts atrás então não tenho muito a acrescentar.
Raoh (Hokuto no Ken)
![]() |
EU NÃO ME ARREPENDO DE NADA NA MINHA EXISTÊNCIA! |
[SPOILER DE HOKUTO NO KEN]
"Conceding defeat to his younger brother, Raoh proclaimed to have no
regrets and sent his remaining life-force into the sky, restoring light
to the world as he died standing proudly. His body was buried beside
Toki's grave."
Na moral, se essa não é a morte mais ÉPICA da história dos mangás, animes, filmes, livros e quaisquer meios midiáticos, eu realmente não sei qual é. Essa morte foi tão épica no mangá que comecei a crescer barba depois de ler.
Raoh é um dos vilões mais bem escritos da história dos mangás shounen, e apesar do mangá ter continuado só pra ganhar dinheiro, já que o final do arco do Raoh seria um final ótimo pro mangá já, ainda acho essencial pra todo fã de shounen ler Hokuto no Ken, é sim o ideal meio não-saudável do homem macho pra caralho dos anos 80, mas é bom demais.
Personagens gênios feitos da forma certa
Aqui eu queria citar dois: o Ryutarou Asada do Team Medical Dragon e a Chiyoko Momoshiro do Act-Age. Os dois são bem diferentes, o Asada é gênio por ser gênio mesmo e a trama toda do mangá gira ao redor do impacto que um médico genial tem em um hospital e no jogo de influências de um departamento médico universitário, a Chiyoko por outro lado é o contraponto da protagonista Yonagi Kei, por mais que a Yonagi seja um gênio que provém de puro talento, a Chiyoko seria um tipo mais fabricado, produto de mais esforço (apesar de ter talento nato sem dúvida alguma), na moral que pelo mangá você tem que chamá-la de gênio pelo modo como é apresentada, mas é de se pensar fazendo essa comparação com a Yonagi.
Acho que a natureza selvagem do gênio sempre me maravilhou, apesar de eu nunca ter me considerado um gênio (ter as melhores notas num colégio particular com 50 por ano não é gênio, eu acho), eu gostava de ver esse arquétipo de personagem sendo bem executado e não exagerado.
![]() |
Chiyoko Momoshiro e o famoso olhar "SOU FODA" de todo personagem gênio. |
Eu amo os dois de maneiras iguais, mas eu amo mais a Chiyoko, da apresentação dela no mangá como sendo o topo da cadeia alimentar dos atores jovens no Japão até a humanização dela nos arcos seguintes, o desenvolvimento e a caracterização dela são bem legais e eu peço aos deuses que tenha uma adaptação decente de Act-Age pra anime e que ela tenha uma dubladora boa, peço isso também porque queria ter uma figure (ou pelúcia) da Chiyoko :3.
Parte II: Pessoas reais
Ryota Murata
Eu tinha acabado de ler Ashita no Joe e ver um boxeador japonês ganhar uma medalha de ouro olímpica foi bem legal, pena ter sido sobre um brasileiro, e de forma tão controversa ainda. Mas eu realmente achava o estilo de luta do Murata bem legal, ele era literalmente o Mourinho se fosse boxeador: raramente ia com tudo pro ataque e os placares eram sempre bem moderados, nunca tinha uma diferença gritante de pontos entre ele e o oponente.
Na época das Olimpíadas de 2012 eu tava fazendo karatê ainda então eu até cheguei a imitar umas coisas do boxe, mas sem muito sucesso.
Ronaldinho Gaúcho
Se você viu o Ronaldinho jogar no Barcelona e no Milan quando era criança e não tentou imitá-lo, você não é brasileiro. Talvez o maior responsável por eu gostar de futebol até hoje. Vamos considerar que eu só admirava o que ele fazia em campo mesmo.
Shiina Ringo
A pessoa que mais me inspirou na minha vida. Eu sinceramente acho que ela é uma das pessoas mais geniais da história, sem qualquer exagero, e por mais que eu não goste dos últimos álbuns que ela vem lançando, pelos trabalhos paralelos que ela vem lançando, o talento dela continua inquestionável. O que eu gostaria de ver é o lado mais humano dela, apesar de eu ter medo das opiniões políticas que ela tem, hoje é impensável que ela faça uma live no instagram, sendo que a Utada Hikaru faz constantemente, e é uma figura bem mais acessível e com uma carreira bem comparável à Shiina Ringo.
Mas é, eu consigo imaginar fácil fácil a Shiina Ringo falando que é contra casamento gay ou aborto, e tenho medo que isso afetaria o jeito como enxergo ela.
Nara Leão
Possivelmente a pessoa mais sussa que já participou do cenário musical brasileiro, ainda que isso não impedisse que ela tivesse opiniões bem contundentes quanto ao governo militar da época. Meu objetivo de vida é chegar no nível de sensatez da Narinha.
Nikola Tesla e Sadi Carnot
Não sei se posso chamá-los de cientistas mas com certeza eram engenheiros. Foram as maiores inspirações pra eu fazer engenharia, apesar de eu não ter ido pra elétrica ou pra mecânica, a figura deles sempre me cativou. Queria botar aqui um engenheiro naval mas eu realmente nunca achei um que fosse WOW FODA PRA CARALHO! como esses dois.
Parte III: E acho que é isso?
Eu estou com esse post aberto faz uns bons três dias e acho que é isso. Dá pra botar ainda várias figuras que admirei na minha adolescência mas digamos que não estou seguro de botar qualquer político que seja nessa lista, pra falar a real eu botaria o Brizola sem pensar duas vezes mas acho que, apesar de eu ser basicamente brizolista desde que entrei na faculdade, eu não acho legal fazer culto à personalidade de qualquer político que seja, MAS AINDA ACHO QUE O BRIZOLA TERIA GANHO DO COLLOR E SE TORNADO O MELHOR PRESIDENTE QUE ESTE PAÍS JÁ VIU.
Enfim, no campo dos personagens fictícios acho que dava pra botar até o Nagasawa do livro/filme Norwegian Wood mas ele não chegou a ser um role model pra mim, ficando mais na parte dos personagens que eu só achava legal mesmo.
Enfim, é isso.
Sepá eu atualizo esse post depois? Who knows.
vlw flw té mais
Mano, eu tenho a sensação de que o arquétipo de gênio talentoso desleixado é uma mal pra geração hahaha, todo mundo quer ter eles como role modelo, o problema é que qnd não é "natural" cê vê umas bizarrice de gente pagando de gênio cuzao incompreendido hahahah
ResponderExcluirA gente se achava os gênio desleixado hahahahhahah
ExcluirMas é foda mesmo, definitivamente não é um bom exemplo pra garotada, o role model tem que ser um maluco que só se fode e aprende com os erros ou algo assim, mas nunca que a gente ia admirar um cara desses.